Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kapelinski, Tatiana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Becker, Emilene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raupp, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-11T19:27:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-11T19:27:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | 12aTatiana Maria Kapelinski-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586366 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional– PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para o estudo da tabela periódica a partir da temática alimentação, para a contextualização. Justifica-se a escolha da proposta pela importância do conteúdo tabela periódica para o ensino de química bem como a relevância da temática e relação com nosso cotidiano. Além disso essa temática tem despertado interesse crescente da sociedade uma vez que a alimentação diferenciada é fator essencial para a promoção da saúde. Associado a isso, a contextualização tem papel fundamental na motivação para aprendizagem. A percepção da falta de interesse e baixo rendimento dos estudantes de Ensino Médio motivou a pesquisadora na elaboração desse produto educacional, que consiste em uma sequência didática inspirada na Abordagem Temática Freireana, que enfatiza que os conceitos científicos tenham significado para os alunos, cabendo ao professor ser agente de diálogo e problematização para a formação de sujeitos críticos. A sequência didática foi dividida em 5 aulas, que objetivaram relacionar de forma progressiva os conceitos científicos e a problematização com os assuntos pertinentes à alimentação como as vitaminas, macro e micronutrientes e sais minerais, bem como os 14 metais essenciais para os seres humanos. A aplicação ocorreu com um grupo de 15 alunos de uma turma de Contraturno, de uma escola pública do município de Farroupilha. Os dados foram tratados com base na Análise de conteúdo de Bardin, os resultados indicam que a sequência didática apresenta um potencial para promover o engajamento dos estudantes e uma aprendizagem que supera memorização mecânica de conteúdos. Além disso, o produto educacional pode fomentar uma atitude de reflexão crítica do professor sobre a prática docente, contribuindo para elaboração de estratégias de ensino baseadas em problematizações, exemplos do cotidiano e temas relevantes para alunos. Acredita-se que, dessa forma as aulas de química sejam mais significativas, fascinantes e cativantes, tornando as questões científicas relevantes, fazendo a ponte entre o conhecimento conceitual da tabela periódica e sua relação com a situações da vida real. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | contextualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Temática Freireana | pt_BR |
Título: dc.title | CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDANDO A TABELA PERIÓDICA E OS ELEMENTOS METÁLICOS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
12aTatiana Maria Kapelinski-Produto.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586366/2/12aTatiana Maria Kapelinski-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons