Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Denize Carolina Auricchio Alvarenga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-11T16:06:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-11T16:06:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aprender história na formação profissional: a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586360 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, no âmbito da construção do ensino técnico no Brasil, estuda a realidade atual da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Estado de São Paulo e especificamente aborda a disciplina de História dentro dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). O ETIM trabalha com a integração de duas áreas (ensino básico e técnico) que podem dialogar no sentido de formar um aluno preparado para o trabalho e ao mesmo tempo um cidadão com a possibilidade de prosseguir seus estudos e atuar conscientemente na sociedade. A discussão é constituída através de revisão bibliográfica, consulta a legislações e dados do Censo Escolar e da própria instituição obtidos no Banco de Dados, Sistema Acadêmico e em documentos como o Plano de Curso. Refletir o lugar do ensino técnico no país para e com os alunos é imprescindível num momento em que reformas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular são impostas. O ensino profissional é alvo de reformulações constantes: de assistencialista para os menos afortunados passa a se tornar uma solução para a demanda exigida pelo mercado crescente e desejo de desenvolvimento do Brasil. A dissertação também aborda o conceito de dissociação da aprendizagem por classe social e a oportunidade de uma formação integrada, a cultura escolar e a sua relação com a juventude e por fim, o tema trabalho e a necessária contribuição das humanidades na formação do estudante de modo a contribuir para uma educação mais crítica dos jovens, para que estes possam refletir sobre as relações sócio históricas em que estão inseridos, numa tentativa de tornar o conteúdo significativo para os alunos e contextualizar a atuação do educando na sua realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 218 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Profissional - Brasil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História - Estudo e Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico - Brasil | pt_BR |
Título: dc.title | Aprender história na formação profissional: a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
denize carolina auricchio alvarenga da silva.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586360/2/denize carolina auricchio alvarenga da silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons