Aprender história na formação profissional: a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Denize Carolina Auricchio Alvarenga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-11T16:06:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-11T16:06:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherAprender história na formação profissional: a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586360-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, no âmbito da construção do ensino técnico no Brasil, estuda a realidade atual da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Estado de São Paulo e especificamente aborda a disciplina de História dentro dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). O ETIM trabalha com a integração de duas áreas (ensino básico e técnico) que podem dialogar no sentido de formar um aluno preparado para o trabalho e ao mesmo tempo um cidadão com a possibilidade de prosseguir seus estudos e atuar conscientemente na sociedade. A discussão é constituída através de revisão bibliográfica, consulta a legislações e dados do Censo Escolar e da própria instituição obtidos no Banco de Dados, Sistema Acadêmico e em documentos como o Plano de Curso. Refletir o lugar do ensino técnico no país para e com os alunos é imprescindível num momento em que reformas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular são impostas. O ensino profissional é alvo de reformulações constantes: de assistencialista para os menos afortunados passa a se tornar uma solução para a demanda exigida pelo mercado crescente e desejo de desenvolvimento do Brasil. A dissertação também aborda o conceito de dissociação da aprendizagem por classe social e a oportunidade de uma formação integrada, a cultura escolar e a sua relação com a juventude e por fim, o tema trabalho e a necessária contribuição das humanidades na formação do estudante de modo a contribuir para uma educação mais crítica dos jovens, para que estes possam refletir sobre as relações sócio históricas em que estão inseridos, numa tentativa de tornar o conteúdo significativo para os alunos e contextualizar a atuação do educando na sua realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent218 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Profissional - Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnico - Brasilpt_BR
Título: dc.titleAprender história na formação profissional: a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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