Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josoé | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salgado, Tania | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-03T15:33:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-03T15:33:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | 13aJOSOÉ BORBA DA SILVA-PRODUTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586114 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dispositivo tecnológico, capaz de medir o pH de produtos químicos diversos, foi associado a uma sequência didática e utilizado no ensino contextual de ácidos, bases e pH para alunos do ensino médio. A primeira versão do dispositivo foi construída com base em uma plataforma de prototipagem chamada Arduino®. Ela é responsável pela leitura digital das cores obtidas pela mistura de soluções problemas com o extrato aquoso do repolho roxo, transformando esses dados em valores de pH. A segunda versão do dispositivo consiste de um aplicativo elaborado a partir da plataforma gratuita MIT app inventors 2, que é instalado no smartphone do próprio aluno. A partir do dispositivo desenvolvido, foi criada uma sequência didática baseada na abordagem CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente) e nos pressupostos da aprendizagem significativa de Ausubel. Os resultados da utilização da sequência didática foram analisados qualitativamente. Os grupos de alunos que participaram da sequência didática elaborada foram capazes de identificar o pH de saneantes de uso doméstico, como um detergente para lavar louça, um desengraxante e um limpador pós-obra. Através dos valores obtidos, eles conseguiram associar o pH de produtos de limpeza com os potenciais perigos aos quais as pessoas são expostas durante o manuseio destas misturas, demonstrando que este dispositivo de baixo custo pode ser usado com uma ferramenta potencialmente significativa no ensino de química. A descrição completa da confecção e aplicação deste dispositivo no ensino de química deu origem a um Produto Educacional, disponibilizado na forma de um “Guia para o Professor”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 708 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino® | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Repolho roxo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pHmetro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFQUI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FotopHmetro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphone | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antocianinas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | HSL | pt_BR |
Título: dc.title | REPOLHÔMETRO E FOTORREPOLHÔMETRO: pHMETROS DE BAIXO CUSTO PARA USO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
13aJOSOÉ BORBA DA SILVA-PRODUTO.pdf | 691,64 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586114/2/13aJOSOÉ BORBA DA SILVA-PRODUTO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons