Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vargas, Tayná | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Eichler, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-02T22:14:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-02T22:14:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | 07aTAYNÁ DE PAULA REIS VARGAS-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586105 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O consumo do café iniciou na região da atual Etiópia por cabras que ingeriam os frutos e as folhas de uma planta até então desconhecida. Já o uso da espécie vegetal erva- mate, começou pelos índios guaranis antes da chegada dos europeus à América do Sul. Este trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração de um produto educacional que se destina valorizar a contribuição dos povos indígenas, pessoas negras africanos e brasileiras no ensino de química através da molécula da cafeína. Presente nas duas plantas, essa molécula é classificada como um alcaloide por apresentar caráter básico e ser derivada de plantas. Esta dissertação sugere que o tema cafeína pode ser estudado através dos conteúdos cordiais, para uma educação com práticas a uma formação humanizada incluindo os conceitos tradicionais de química em turmas de terceira série do ensino médio. Visando ao desenvolvimento do tema, foi elaborado um produto educacional, composto por uma sequência de sete aulas, com apresentação do tema e discussões em grupos de estudantes, através do método de aprendizagem Jigsaw. Participaram das atividades de aprendizagem com esse produto educacional 37 estudantes de duas turmas. Em relação à análise didática, esta dissertação apresenta um relato da experiência de ensino e a avaliação que os estudantes fizeram do produto educacional elaborado e a eles apresentado. De forma geral, observou-se que estudantes desenvolveram um maior interesse nas áreas de ciências da natureza, sendo em especial pela química, uma vez que a proposta de trabalho exemplificou o quanto esta ciência pode ser estudada de forma divertida e humanizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cafeína | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | química humanizada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional- PROFQUI | pt_BR |
Título: dc.title | CONTEÚDOS CORDIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: O CAFÉ, A ERVA-MATE E A CAFEÍNA EM UMA ABORDAGEM HUMANIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
07aTAYNÁ DE PAULA REIS VARGAS-Produto.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586105/2/07aTAYNÁ DE PAULA REIS VARGAS-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons