Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVEIRA, ELIS REGINA HAMILTON | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARIMAR DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-01T14:01:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-01T14:01:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586098 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, Tutorial Bilíngue do SIGAA Módulo Discente para Estudantes Surdos do IFSC, caracteriza-se como uma ferramenta de ensino e aprendizagem que emprega prioritariamente o uso de vídeos guiados com instruções em Libras, português escrito e recursos imagéticos, visando instruir didaticamente estudantes surdos no uso do software SIGAA Módulo Discente do IFSC. Nesse sentido, a acessibilidade digital é planejada a partir do escopo da integração do SIGAA como um processo de ensino e aprendizagem inclusiva, que visa promover a autonomia de estudantes surdos no uso do módulo discente, melhorando a interação professor-aluno-instituição. No processo de desenvolvimento do produto educacional empregou-se a abordagem do design contextual, em virtude de ser uma abordagem estruturada para a geração de dados e de informações de um estudo de caso etnográfico, que permite centrar a abordagem do design no usuário e, assim, atender melhor as especificidades dos estudantes surdos. A criação deste produto educacional, atende a demanda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e se enquadra como uma Proposta de Ensino na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, em conformidade com os critérios do documento norteador da Área de Ensino (2013), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O produto educacional foi implementado com estudantes surdos do Câmpus Palhoça Bilíngue/IFSC, e sua avaliação mostrou que, após a intervenção, os estudantes surdos participantes conseguiram acessar e usar as funcionalidades customizadas do SIGAA Módulo Discente de forma autônoma, validando o tutorial bilíngue. A avaliação do produto também sugere que a interação digital pode permitir o desenvolvimento de uma comunicação acessível e integrada entre professor-aluno-instituição, qualificando a prática e a inclusão social do sujeito surdo. Entretanto, alerta-se para a necessidade de expandir o produto educacional para outras funcionalidades do sistema acadêmico, visando ampliar os resultados aqui descritos. ISBN 978-65-88663-41-7 | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutorial Bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sigaa | - |
Título: dc.title | Tutorial Bilíngue do SIGAA Módulo Discente para Estudantes Surdos do IFSC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Elis Regina com ISBN.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586098/4/Elis Regina com ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons