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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rockenbach, Lara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raupp, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-02T23:08:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-02T23:08:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | 11aLARA COLVERO ROCKENBACH-PRODUTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586088 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para abordagem dos conceitos de estereoquímica com foco na contextualização com a temática plantas medicinais, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Estruturada no formato de uma sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), A justificativa para essa pesquisa está relacionada ao fato da estereoquímica ser considerada difícil pois exige dos estudantes o domínio de uma rede de conceitos e o desenvolvimento habilidades visuoespaciais. Para elaborar o produto educacional, inicialmente foi elaborado um compêndio de princípios ativos estereoisômeros, bem como revisão sistemática de literatura sobre ensino de estereoisomeria e sobre plantas medicinais no ensino de ciências. A UEPS organizada em cinco aulas e aborda os conceitos de estereoisomeria contextualizados com a temática plantas medicinais. Como recursos visuais foram utilizadas múltiplas representações, modelos moleculares e aplicativo de montagem de moléculas. Tal unidade foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio e os dados coletados foram analisados com base na Análise de conteúdo. Os resultados apontam que a unidade de ensino apresenta um potencial para promover a aprendizagem significativa pois fomenta a participação ativa dos estudantes ao utilizar a relação com seus conhecimentos prévios e os integrar de forma progressiva com os novos conhecimentos. Além disso ao demandar uma avaliação processual, pode promover uma atitude reflexiva do professor sobre a prática docente e assim contribuir para um ensino de química que motive os estudantes a reconhecer a relevância do conhecimento cientifico em sua vida diária e na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de estereoisomeria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | recursos visuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mapas conceituais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | unidade didática | pt_BR |
Título: dc.title | ESTEREOQUÍMICA EM PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO PRESENCIAL OU REMOTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
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11aLARA COLVERO ROCKENBACH-PRODUTO.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586088/2/11aLARA COLVERO ROCKENBACH-PRODUTO.pdfDownload |
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