Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sabrina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Segala, Maximiliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-02T22:38:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-02T22:38:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | 09aSabrina Stefanie dos Santos-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586087 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência como professora das três séries do EM, nas redes pública e privada, no estado do Rio Grande do Sul. A partir disso, é notável a necessidade de recursos didáticos que possam minimizar tais dificuldades, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem em Química. Além do mais, materiais produzidos pelos próprios professores são mais eficientes à medida que retratam sua própria realidade escolar, tornando o ensino, de certa forma, personalizado. Este trabalho envolve a criação de um produto educacional, e para isso o recurso audiovisual foi escolhido visto que ele traz elementos muito eficientes no processo de ensino e aprendizagem, como movimento, cores e sons. Atualmente, com o aumento do uso da Internet pelos estudantes e professores, é necessário que os materiais produzidos estejam disponibilizados em ferramentas virtuais, como no YouTube®, por exemplo, de modo que o recurso atenda o maior número possível de estudantes. Em decorrência disso, se pensou na produção de uma “vídeo-lista” que reúne exercícios estequiométricos com níveis crescentes de dificuldade apresentados no formato .pdf, em que cada exercício tem um link que redireciona para a resolução deles e para isso foi criado um canal no YouTube® chamado “SOS Química”. Os vídeos foram gravados a partir de um smartphone e editados em um aplicativo gratuito disponível na Internet. Este trabalho pretende principalmente desenvolver um material de apoio para estudantes e professores, além de servir como inspiração para os docentes criarem seus próprios materiais didáticos, tendo como base a realidade escolar em que estão inseridos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 362 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estequiometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de vídeos | pt_BR |
Título: dc.title | Produção de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de Estequiometria | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
09aSABRINA STEFANIE DOS SANTOS-Produto.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586087/2/09aSABRINA STEFANIE DOS SANTOS-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons