Produção de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de Estequiometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sabrina-
Autor(es): dc.contributor.authorSegala, Maximiliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-02T22:38:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-02T22:38:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-07-
identificador: dc.identifier.other09aSabrina Stefanie dos Santos-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586087-
Resumo: dc.description.abstractO conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência como professora das três séries do EM, nas redes pública e privada, no estado do Rio Grande do Sul. A partir disso, é notável a necessidade de recursos didáticos que possam minimizar tais dificuldades, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem em Química. Além do mais, materiais produzidos pelos próprios professores são mais eficientes à medida que retratam sua própria realidade escolar, tornando o ensino, de certa forma, personalizado. Este trabalho envolve a criação de um produto educacional, e para isso o recurso audiovisual foi escolhido visto que ele traz elementos muito eficientes no processo de ensino e aprendizagem, como movimento, cores e sons. Atualmente, com o aumento do uso da Internet pelos estudantes e professores, é necessário que os materiais produzidos estejam disponibilizados em ferramentas virtuais, como no YouTube®, por exemplo, de modo que o recurso atenda o maior número possível de estudantes. Em decorrência disso, se pensou na produção de uma “vídeo-lista” que reúne exercícios estequiométricos com níveis crescentes de dificuldade apresentados no formato .pdf, em que cada exercício tem um link que redireciona para a resolução deles e para isso foi criado um canal no YouTube® chamado “SOS Química”. Os vídeos foram gravados a partir de um smartphone e editados em um aplicativo gratuito disponível na Internet. Este trabalho pretende principalmente desenvolver um material de apoio para estudantes e professores, além de servir como inspiração para os docentes criarem seus próprios materiais didáticos, tendo como base a realidade escolar em que estão inseridos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent362 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstequiometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de vídeospt_BR
Título: dc.titleProdução de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de Estequiometriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons