IFSC, É PARA CHEGAR, PERMANECER E TER SUCESSO EM SEUS ESTUDOS!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, ESTELA MARIS-
Autor(es): dc.contributor.authorRAYMUNDO, GISLENE MIOTTO CATOLINO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-01T14:16:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-01T14:16:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586076-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional, Guia Educacional sobre os fatores de permanência e êxito dos alunos egressos da rede pública do Ensino Fundamental no Ensino Médio Integrado do IFSC-Câmpus Florianópolis, é o resultado da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do IFSC. O Mestrado Profissional em Ensino, “além da dissertação, apresentar um trabalho final de pesquisa profissional aplicada que descreve o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional que possam contribuir para aperfeiçoar o ensino [...].” (SILVA; SOUZA, 2018, p. 5). Para Freire (2018, p. 30), “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Portanto, neste processo de pesquisa, detectou-se sobre os dados levantados dos editais de 2017 e 2018, para ingresso nos Cursos Técnicos do Ensino Médio Integrado, a participação de 64,26% das famílias que incisivamente participaram na comunicação e divulgação dos processos seletivos do IFSC e somente 22,62% dos estudantes tiveram algum tipo de orientação na escola. Sobre divulgar e orientar, retoma-se a importância da escola em propagar as etapas que envolvem o acesso, em especial, as condições de permanência e o êxito dos alunos que tiveram experiências estudantis, vinculadas ao ensino da rede pública. A escolha de um Guia Educacional, como produto educacional, poderá ser a ferramenta pedagógica para divulgar os resultados deste estudo, ampliando as oportunidades dos estudantes do Ensino Fundamental em conhecer as possibilidades de acesso, mas evidenciar e esclarecer os fatores de permanência e êxito que conduzem os ingressantes a conquistar a certificação em um curso no EMI.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPERMANÊNCIA E ÊXITOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGUIA EDUCACIONALpt_BR
Título: dc.titleIFSC, É PARA CHEGAR, PERMANECER E TER SUCESSO EM SEUS ESTUDOS!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons