Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, ESTELA MARIS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RAYMUNDO, GISLENE MIOTTO CATOLINO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-01T14:16:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-01T14:16:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586076 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional, Guia Educacional sobre os fatores de permanência e êxito dos alunos egressos da rede pública do Ensino Fundamental no Ensino Médio Integrado do IFSC-Câmpus Florianópolis, é o resultado da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do IFSC. O Mestrado Profissional em Ensino, “além da dissertação, apresentar um trabalho final de pesquisa profissional aplicada que descreve o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional que possam contribuir para aperfeiçoar o ensino [...].” (SILVA; SOUZA, 2018, p. 5). Para Freire (2018, p. 30), “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Portanto, neste processo de pesquisa, detectou-se sobre os dados levantados dos editais de 2017 e 2018, para ingresso nos Cursos Técnicos do Ensino Médio Integrado, a participação de 64,26% das famílias que incisivamente participaram na comunicação e divulgação dos processos seletivos do IFSC e somente 22,62% dos estudantes tiveram algum tipo de orientação na escola. Sobre divulgar e orientar, retoma-se a importância da escola em propagar as etapas que envolvem o acesso, em especial, as condições de permanência e o êxito dos alunos que tiveram experiências estudantis, vinculadas ao ensino da rede pública. A escolha de um Guia Educacional, como produto educacional, poderá ser a ferramenta pedagógica para divulgar os resultados deste estudo, ampliando as oportunidades dos estudantes do Ensino Fundamental em conhecer as possibilidades de acesso, mas evidenciar e esclarecer os fatores de permanência e êxito que conduzem os ingressantes a conquistar a certificação em um curso no EMI. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PERMANÊNCIA E ÊXITO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GUIA EDUCACIONAL | pt_BR |
Título: dc.title | IFSC, É PARA CHEGAR, PERMANECER E TER SUCESSO EM SEUS ESTUDOS! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Encarte_guia_educacional final_estela_maris_ribeiro_.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586076/2/Encarte_guia_educacional final_estela_maris_ribeiro_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons