História e cultura indígena nos livros didáticos a partir da Lei nº 11.645/08

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grosso - Unematpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Macdone Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-30T01:30:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-30T01:30:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586062-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, apresenta uma análise sobre a representação dos indígenas nos livros didáticos de História após a implementação da Lei nº 11.645/08. Para o estudo, analisamos a obra “Araribá Mais História”, organizado pela editora Ana Claudia Fernandes, Editora Moderna (2018), e “História, Sociedade & Cidadania”, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, Editora FTD (2015). Tais obras são produzidas e direcionadas para as turmas do 6º ao 9º ano, das séries finais do Ensino Fundamental. A dissertação objetivou demonstrar e analisar como essas representações vem sendo construídas nos livros didáticos, após a Lei nº 11.645/08. Pelo viés da História Cultural, a dissertação fundamenta-se nos estudos de Roger Chartier (1990, 2002). Essa dissertação utilizou-se da metodologia de Pesquisa Bibliográfica para o empreendimento das análises. Compreendemos, ao final dessa dissertação e a partir das análises empreendidas nos livros didáticos das duas coletâneas que selecionamos, que as mesmas apresentam propostas de ensino de história e cultura indígena que podem desconstruir estereótipos e representações estabilizadas que levam a perpetuação de estereótipos. Entretanto, observamos também que muitas imagens e textos, carregados de representações podem ser exploradas por professores e alunos para além das atividades propostas. Como produto dessa dissertação, produzimos também um “Roteiro Didático” com o objetivo de apresentar aos professores de História algumas sugestões de perguntas, questionamentos, observações e análises de conteúdos e atividades dos livros didáticos que podem auxiliar na compreensão das representações e na desconstrução de estereótipos sobre os povos indígenas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIA. Ensino de História. Lei nº 11.645/08. Representação. Livros didáticos.pt_BR
Título: dc.titleHistória e cultura indígena nos livros didáticos a partir da Lei nº 11.645/08pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
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