TIPOS DE RECURSOS DIDÁTICOS MAIS UTILIZADO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Paulista - UNIP-
Autor(es): dc.contributor.authorChagas Barros, Neyle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-29T03:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-29T03:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-29-
identificador: dc.identifier.otherArtigo Corrigido-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586022-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução Os recursos didáticos são de grande importância para uma aprendizagem significativa; Os recursos didáticos são materiais utilizados pelo professor para auxiliar o ensino e a aprendizagem de seus alunos em relação ao conteúdo proposto; E possibilita ao educador um estudo da realidade local, a aumentar sua capacidade de obter autoconfiança para enfrentar a realidade do mundo; A qualidade no ensino melhora com as novas metodologias e tais recursos são utilizado como meio de transmissão de informações para formação dos alunos; Portanto os recursos didáticos são de suma importância para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem; E trazem comodidade e melhora a qualidade da aula, que logicamente contribui para melhoria do ensino. Metodologia Para a composição desta pesquisa, foi realizado uma breve revisão bibliográfica sobre o tema Recursos Didáticos no Ensino Superior, buscando informações que pudessem subsidiar os conceitos pré—existentes referentes aos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores universitários, entre as literaturas pesquisadas encontrou-se livros, artigos, revistas, publicados dentro do tema, além de relato pessoal como de nível superior. Resultados Entendemos que os docentes devem estar em sintonia com os avanços das tecnologias de comunicação e informação para desenvolver as competências, capacidades e habilidades; Onde os recursos didáticos são vistos como forma de facilitar e orientar os alunos para um ensino – aprendizagem de qualidade; Os jogos, filmes, oficinas orientadas, aulas em laboratório, saídas de campo são alguns recursos que podem ser utilizados; Os recursos de ensino levam os alunos a observar e prestar mais atenção; Os recursos didáticos têm a função de mediar o processo ensino aprendizagem contribuindo para os  que deles usufruem compreendam as atividades propostas em sala de aula, o seu desenvolvimento e seu resultado. Conclusões Boa parte dos professores apresenta resistência para usar os recursos didáticos e tecnologias educacionais atualmente disponíveis; O uso indevido de recurso didático é falho ou atrapalha ao invés de ajudar, quando ele não desenvolve atividades lúdicas e que tenham embasamento educativo; É importante que o professor tenha um bom conhecimento dos Recursos Didáticos; Pois o rendimento é maior no ambiente escolar e os resultados obtidos revelam que oferecer aos alunos as teorias e os modelos explicativos prontos; O uso do recurso didático só será viável e significativo quando compreendidos pelo educador, e criam possibilidades para o professor, evitando que o cotidiano escolar não seja engolido pela mesmice do dia-a-dia.-
Tamanho: dc.format.extent585KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectdidáticos; recursos-
Título: dc.titleTIPOS DE RECURSOS DIDÁTICOS MAIS UTILIZADO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseFormação de Professores para o Ensino Superior-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMonografia-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
ARTIGO CORRIGIDO.pdfMonografia584,73 kBAdobe PDF/bitstream/capes/586022/2/ARTIGO CORRIGIDO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons