
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | ufrrj - universidade federal rural do rio de janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIRA, israel silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PORTO, claudio maia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-19T10:59:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-19T10:59:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585814 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional tem sua motivação e origem a partir de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cuja finalidade foi a de contribuir com a fundamentação de uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear para o Ensino Médio, tomando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil como objeto da prática social e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica como fundamento pedagógico. Como pesquisa no campo do Ensino e da Aprendizagem em Ciências, ela se consubstancia nas análises e reflexões obtidas através da revisão de literatura da área e nas respostas de professores de ciências sobre suas práticas de ensino. Concluímos que para fundamentar uma proposta histórico-crítica de ensino sobre energia nuclear, o professor deve ser capaz de: compreender a natureza histórico-ontológica do trabalho educativo através do materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico; saber organizar de forma articulada e intencional as múltiplas determinações constitutivas da dinâmica, da processualidade e das contradições da energia nuclear como conteúdo de ensino e objeto da prática social; e ter o domínio pleno e seguro do método de ensino da pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica. Como proposição do ensino histórico-crítico à educação escolar, cabe ao professor a tarefa de dirigir o trabalho educativo através da mediação pedagógica entre o conhecimento científico elaborado histórico-socialmente e o aluno, fazendo da prática social pedagógica a garantia da apreensão sintética das relações sociais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6.375 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica. PROSUB. Energia nuclear. Prática social. Ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - ENSINO SOBRE ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO EDUCACIONAL - CAD ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS UFRRJ 2020.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585814/1/PRODUTO EDUCACIONAL - CAD ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS UFRRJ 2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons