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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | ufrrj - universidade federal rural do rio de janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIRA, israel silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTO, claudio maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-19T10:59:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-19T10:59:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585814 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional tem sua motivação e origem a partir de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cuja finalidade foi a de contribuir com a fundamentação de uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear para o Ensino Médio, tomando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil como objeto da prática social e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica como fundamento pedagógico. Como pesquisa no campo do Ensino e da Aprendizagem em Ciências, ela se consubstancia nas análises e reflexões obtidas através da revisão de literatura da área e nas respostas de professores de ciências sobre suas práticas de ensino. Concluímos que para fundamentar uma proposta histórico-crítica de ensino sobre energia nuclear, o professor deve ser capaz de: compreender a natureza histórico-ontológica do trabalho educativo através do materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico; saber organizar de forma articulada e intencional as múltiplas determinações constitutivas da dinâmica, da processualidade e das contradições da energia nuclear como conteúdo de ensino e objeto da prática social; e ter o domínio pleno e seguro do método de ensino da pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica. Como proposição do ensino histórico-crítico à educação escolar, cabe ao professor a tarefa de dirigir o trabalho educativo através da mediação pedagógica entre o conhecimento científico elaborado histórico-socialmente e o aluno, fazendo da prática social pedagógica a garantia da apreensão sintética das relações sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.375 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica. PROSUB. Energia nuclear. Prática social. Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - ENSINO SOBRE ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL - CAD ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS UFRRJ 2020.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585814/1/PRODUTO EDUCACIONAL - CAD ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS UFRRJ 2020.pdfDownload |
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