CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - ENSINO SOBRE ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorufrrj - universidade federal rural do rio de janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEIRA, israel silva-
Autor(es): dc.contributor.authorPORTO, claudio maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-19T10:59:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-19T10:59:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585814-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional tem sua motivação e origem a partir de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cuja finalidade foi a de contribuir com a fundamentação de uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear para o Ensino Médio, tomando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil como objeto da prática social e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica como fundamento pedagógico. Como pesquisa no campo do Ensino e da Aprendizagem em Ciências, ela se consubstancia nas análises e reflexões obtidas através da revisão de literatura da área e nas respostas de professores de ciências sobre suas práticas de ensino. Concluímos que para fundamentar uma proposta histórico-crítica de ensino sobre energia nuclear, o professor deve ser capaz de: compreender a natureza histórico-ontológica do trabalho educativo através do materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico; saber organizar de forma articulada e intencional as múltiplas determinações constitutivas da dinâmica, da processualidade e das contradições da energia nuclear como conteúdo de ensino e objeto da prática social; e ter o domínio pleno e seguro do método de ensino da pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica. Como proposição do ensino histórico-crítico à educação escolar, cabe ao professor a tarefa de dirigir o trabalho educativo através da mediação pedagógica entre o conhecimento científico elaborado histórico-socialmente e o aluno, fazendo da prática social pedagógica a garantia da apreensão sintética das relações sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.375 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica. PROSUB. Energia nuclear. Prática social. Ensinopt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - ENSINO SOBRE ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseprograma de pós-graduação em educação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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