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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lobato, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-18T17:36:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-18T17:36:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Sequência Didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585808 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Saber interagir nas inúmeras situações comunicacionais com as quais temos contato ao longo da vida é importante, assim como saber adequar o nosso discurso de acordo com a intenção comunicativa. Isso exige de nós um comportamento linguístico apropriado aos diferentes contextos e ambientes em que estamos inseridos . Para nos auxiliar nessa questão, utilizamos os gêneros textuais que desempenham uma função social importante quando o assunto é a comunicação. Nesse sentido, este artigo se constitui como o trabalho de conclusão do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT e aborda o ensino do gênero textual entrevista de emprego aos alunos concluintes do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFPA Campus Belém, participantes da pesquisa, desenvolvido por meio da aplicação de uma sequência didática que é o produto educacional desta pesquisa. A prática educativa realizada teve o intento de auxiliar esses jovens a participarem de processos seletivos e enfrentarem esse evento social que é comum a muitos jovens trabalhadores. Estabelecemos como problema de pesquisa a seguinte questão: como uma intervenção no ensino, através da sequência didática, poderá contribuir para a apropriação do gênero textual entrevista de emprego pelo aluno para auxiliá lo a participar de processos seletivos, considerando as mediações e contradições nesse processo? A pesquisa apresenta como objetivo geral: investigar o desenvolvimento das capacidades linguísticas e comunicativas dos alunos concluintes do EMI por meio do ensino do gênero textual entrevista de emprego na perspectiva da educação profissional e tecnológica para auxiliá los a participar em de processos seletivos. Acerca dos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, articulada ao método (científico) dialético, quanto ao objetivo do estudo ela é descritiva, posto que expõe as características de um determinado fenômeno e em relação ao procedimento metodológico é pesquisa ação. Ao final do estudo obtivemos como resultado da pesquisa que os participantes conseguiram desenvolver as capacidades linguísticas e comunicativas trabalhadas no decorrer da intervenção, embora tenham apresentado algumas limitações em relação ao desenvolvimento de certos aspectos, os estudantes também consideraram que o ensino realizado foi importante para a sua formação profissional e contribuiu para melhorar o desempenho deles durante a entrevista que constitui uma das etapas de um processo seletivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,43mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA DE EMPREGO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Sequência Didática - Carla Silva.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585808/2/Produto Educacional - Sequência Didática - Carla Silva.pdfDownload |
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