Guia Legal das Relações ètnicos-Raciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Marcela Jayme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-13T13:18:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-13T13:18:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGUIA LEGAL DAS RELAÇÕES ÉTNICOS- RACIAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585754-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de guia é resultado da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal de Goiás, e caracteriza-se como uma Proposta Metodológica para dar conhecimento a toda comunidade escolar a respeito das legislações e os princípios jurídicos para a defesa da dignidade de todos os indivíduos, bem como às minorias, além de ser um instrumento para o combate à discriminação e ao preconceito racial, cujo produto final é a dissertação “DAS PROPOSIÇÕES À LEI FEDERAL Nº 10.639/2003 e sua aplicabilidade no município de Inhumas”. Diante dessa perspectiva, a presente dissertação problematiza essa realidade, tentando identificar, se o tema é trabalhado em sala de aula mesmo após a promulgação da Lei 10.639/03, bem como identificar se há a necessidade de aprofundamento quanto aos quesitos legais pertinentes ao tema, esclarecendo a toda comunidade escolar as políticas públicas existentes, bem como as legislações, sendo esta uma oportunidade de demonstrar que o racismo/discriminação é crime sendo punido àquele que comete. Para tanto, oportuniza o presente trabalho analisar instrumentos (legislação e regulamentos) de combate ao racismo e a discriminação racial que podem ser utilizados pelas escolas. Afinal, Rabelo (2015) já sustentava que diante da discriminação racial no ambiente escolar, o conhecimento da legislação pela comunidade escolar, poderia ser um valioso instrumento para combater o racismo e lutar por maior dignidade, respeito e melhores condições de vida. A metodologia do trabalho envolveu a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas. Os resultados foram analisados e dispostos em gráficos o que permitiu concluir a necessidade da formação continuada dos professores, bem como a inclusão do conhecimento das legislações pelos mesmos e toda a comunidade escolar para haver o combate ao racismo e à discriminação e construir cidadãos cônscios e igualitários, além de evidenciar a necessidade de ofertar subsídios para que a Lei de fato seja implementada na escola, deixando de ser um desafio ainda que dezessete anos depois de sua promulgação e torne-se de fato uma realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent146pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03; Étnico-racial; Formação de professores; Legislaçõespt_BR
Título: dc.titleGuia Legal das Relações ètnicos-Raciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino da Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTeoria de Aprendizagempt_BR
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