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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Marcela Jayme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-13T13:18:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-13T13:18:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA LEGAL DAS RELAÇÕES ÉTNICOS- RACIAIS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585754 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de guia é resultado da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal de Goiás, e caracteriza-se como uma Proposta Metodológica para dar conhecimento a toda comunidade escolar a respeito das legislações e os princípios jurídicos para a defesa da dignidade de todos os indivíduos, bem como às minorias, além de ser um instrumento para o combate à discriminação e ao preconceito racial, cujo produto final é a dissertação “DAS PROPOSIÇÕES À LEI FEDERAL Nº 10.639/2003 e sua aplicabilidade no município de Inhumas”. Diante dessa perspectiva, a presente dissertação problematiza essa realidade, tentando identificar, se o tema é trabalhado em sala de aula mesmo após a promulgação da Lei 10.639/03, bem como identificar se há a necessidade de aprofundamento quanto aos quesitos legais pertinentes ao tema, esclarecendo a toda comunidade escolar as políticas públicas existentes, bem como as legislações, sendo esta uma oportunidade de demonstrar que o racismo/discriminação é crime sendo punido àquele que comete. Para tanto, oportuniza o presente trabalho analisar instrumentos (legislação e regulamentos) de combate ao racismo e a discriminação racial que podem ser utilizados pelas escolas. Afinal, Rabelo (2015) já sustentava que diante da discriminação racial no ambiente escolar, o conhecimento da legislação pela comunidade escolar, poderia ser um valioso instrumento para combater o racismo e lutar por maior dignidade, respeito e melhores condições de vida. A metodologia do trabalho envolveu a pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas. Os resultados foram analisados e dispostos em gráficos o que permitiu concluir a necessidade da formação continuada dos professores, bem como a inclusão do conhecimento das legislações pelos mesmos e toda a comunidade escolar para haver o combate ao racismo e à discriminação e construir cidadãos cônscios e igualitários, além de evidenciar a necessidade de ofertar subsídios para que a Lei de fato seja implementada na escola, deixando de ser um desafio ainda que dezessete anos depois de sua promulgação e torne-se de fato uma realidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 146 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03; Étnico-racial; Formação de professores; Legislações | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia Legal das Relações ètnicos-Raciais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino da Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Teoria de Aprendizagem | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
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