EXPERIÊNCIA ESCOLAR E PESRPECTIVAS DO ESTUDANTE/TRABALHADOR DE TORITAMA/PE: ENTRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO NA CONFECÇÃO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, FABIANO JOSÉ DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-06T17:22:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-06T17:22:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - FABIANO JOSÉ DE ANDRADE - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585541-
Resumo: dc.description.abstractA experiência docente na rede pública de ensino na cidade de Toritama, agreste pernambucano é o ponto de partida da presente pesquisa. O município conhecido como a Capital do Jeans tem na confecção o principal motor de sua economia e um dos principais traços do seu cotidiano. No que se refere à educação, na etapa do ensino médio especificamente, buscamos investigar como os jovens conciliam ou não as atividades escolares e as obrigações com a confecção e como projetam seu futuro a partir dessa realidade. O estudo ocorreu na escola Estelita Timóteo e abrangeu 60 estudantes ligados à confecção. Cada estudante/trabalhador respondeu um questionário que permitiu traçar um perfil socioeconômico, além de perguntas acerca da relação trabalho e escola. Em seguida três entrevistas na forma de grupo focal permitiram uma abordagem qualitativa dos dados. Foi observado que o trabalho na confecção é marcado pela informalidade e repercute na vida social da cidade como um todo. No caso da educação, boa parte da vivência escolar é pensada ou influenciada pelo elemento do trabalho, o que nos permitiu a reflexão a partir do conceito de habitus em Bourdieu (1992). O esgotamento físico decorrente das jornadas prolongadas e as dificuldades de prosperar financeiramente com a confecção têm desestimulado alguns estudantes a permanecer no ramo, fazendo com que busquem alternativas. No grupo pesquisado foi citado com ênfase o desejo de seguir carreira universitária, ainda que muitos não tenham a referência desta disposição nas suas famílias, daí a nossa fundamentação, neste ponto, a partir do pensamento de Lahire (1995). Tal disposição que cresce entre estes estudantes/trabalhadores parece ser um reflexo, por um lado, da falta de perspectiva com a confecção e, por outro, das possibilidades objetivas de uma carreira de nível superior resultantes das políticas de acesso à universidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.593pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConfecçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superiorpt_BR
Título: dc.titleEXPERIÊNCIA ESCOLAR E PESRPECTIVAS DO ESTUDANTE/TRABALHADOR DE TORITAMA/PE: ENTRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO NA CONFECÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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