Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, FABIANO JOSÉ DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-06T17:22:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-06T17:22:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - FABIANO JOSÉ DE ANDRADE - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585541 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A experiência docente na rede pública de ensino na cidade de Toritama, agreste pernambucano é o ponto de partida da presente pesquisa. O município conhecido como a Capital do Jeans tem na confecção o principal motor de sua economia e um dos principais traços do seu cotidiano. No que se refere à educação, na etapa do ensino médio especificamente, buscamos investigar como os jovens conciliam ou não as atividades escolares e as obrigações com a confecção e como projetam seu futuro a partir dessa realidade. O estudo ocorreu na escola Estelita Timóteo e abrangeu 60 estudantes ligados à confecção. Cada estudante/trabalhador respondeu um questionário que permitiu traçar um perfil socioeconômico, além de perguntas acerca da relação trabalho e escola. Em seguida três entrevistas na forma de grupo focal permitiram uma abordagem qualitativa dos dados. Foi observado que o trabalho na confecção é marcado pela informalidade e repercute na vida social da cidade como um todo. No caso da educação, boa parte da vivência escolar é pensada ou influenciada pelo elemento do trabalho, o que nos permitiu a reflexão a partir do conceito de habitus em Bourdieu (1992). O esgotamento físico decorrente das jornadas prolongadas e as dificuldades de prosperar financeiramente com a confecção têm desestimulado alguns estudantes a permanecer no ramo, fazendo com que busquem alternativas. No grupo pesquisado foi citado com ênfase o desejo de seguir carreira universitária, ainda que muitos não tenham a referência desta disposição nas suas famílias, daí a nossa fundamentação, neste ponto, a partir do pensamento de Lahire (1995). Tal disposição que cresce entre estes estudantes/trabalhadores parece ser um reflexo, por um lado, da falta de perspectiva com a confecção e, por outro, das possibilidades objetivas de uma carreira de nível superior resultantes das políticas de acesso à universidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.593 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Confecção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIÊNCIA ESCOLAR E PESRPECTIVAS DO ESTUDANTE/TRABALHADOR DE TORITAMA/PE: ENTRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO NA CONFECÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons