Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, Eduarda Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, Fabiano Matheus Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRICIO, Gabriela Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TAVARES, Heloiza Eduarda dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRÊA, Ingrid Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ASSUNÇÃO, Vanessa Stefane Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-30T21:18:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-30T21:18:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | HQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetiana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585439 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A História em Quadrinhos (HQ) foi produzida pelos discentes da Disciplina Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, ministrada pela Profª. Mª Helena do Socorro Campos da Rocha, no Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. A presente tecnologia educacional trabalha a partir da teoria de aprendizagem Genético Cognitiva proposta por Piaget, na qual concebe o desenvolvimento cognitivo como uma sucessão de estágios e subestágios caracterizados pela forma particular de como os esquemas se organizam e se combinam entre si formando estruturas. Levando-se em consideração estes aspectos, para Piaget o conhecimento é um processo pelo qual, se deve estudar historicamente. Tendo em vista isto, se propõe em estudar todo o seu processo de mudança e evolução. A proposta de criação da HQ surgiu a partir das apresentações dos seminários criativos desenvolvidos na disciplina. A História em Quadrinhos Aprender+: uma breve história sobre a teoria piagetiana baseia-se nos pressupostos defendidos pelo biólogo e psicólogo Piaget. No que tange ao enredo da narrativa ficcional, a ação acontece em uma escola, especificamente em sala de aula, na qual dois personagens apresentam diferentes estágios de desenvolvimento da aprendizagem. Os protagonistas estão inseridos no 9º ano do Ensino Fundamental e estão iniciando um novo conteúdo: Figuras de Linguagem, a Ambiguidade. Dentro deste viés, são explanados nos quadrinhos os processos de transição que permeiam a teoria piagetiana, tais como os conceitos de: Esquemas; Assimilação; Acomodação; Adaptação; Equilíbrio; Desequilíbrio; Defasagem horizontal. A revista em quadrinho Aprender+ é uma ferramenta facilitadora de aprendizagem, na qual visa à materialização de uma importante teoria de forma lúdica e criativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,72 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Piaget | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Figuras de Linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | pt_BR |
Título: dc.title | HQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetiana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetiana.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585439/2/HQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetiana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons