HQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetiana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, Eduarda Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorROSA, Fabiano Matheus Pinheiro-
Autor(es): dc.contributor.authorBRICIO, Gabriela Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, Heloiza Eduarda dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorCORRÊA, Ingrid Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorASSUNÇÃO, Vanessa Stefane Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-30T21:18:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-30T21:18:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585439-
Resumo: dc.description.abstractA História em Quadrinhos (HQ) foi produzida pelos discentes da Disciplina Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, ministrada pela Profª. Mª Helena do Socorro Campos da Rocha, no Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. A presente tecnologia educacional trabalha a partir da teoria de aprendizagem Genético Cognitiva proposta por Piaget, na qual concebe o desenvolvimento cognitivo como uma sucessão de estágios e subestágios caracterizados pela forma particular de como os esquemas se organizam e se combinam entre si formando estruturas. Levando-se em consideração estes aspectos, para Piaget o conhecimento é um processo pelo qual, se deve estudar historicamente. Tendo em vista isto, se propõe em estudar todo o seu processo de mudança e evolução. A proposta de criação da HQ surgiu a partir das apresentações dos seminários criativos desenvolvidos na disciplina. A História em Quadrinhos Aprender+: uma breve história sobre a teoria piagetiana baseia-se nos pressupostos defendidos pelo biólogo e psicólogo Piaget. No que tange ao enredo da narrativa ficcional, a ação acontece em uma escola, especificamente em sala de aula, na qual dois personagens apresentam diferentes estágios de desenvolvimento da aprendizagem. Os protagonistas estão inseridos no 9º ano do Ensino Fundamental e estão iniciando um novo conteúdo: Figuras de Linguagem, a Ambiguidade. Dentro deste viés, são explanados nos quadrinhos os processos de transição que permeiam a teoria piagetiana, tais como os conceitos de: Esquemas; Assimilação; Acomodação; Adaptação; Equilíbrio; Desequilíbrio; Defasagem horizontal. A revista em quadrinho Aprender+ é uma ferramenta facilitadora de aprendizagem, na qual visa à materialização de uma importante teoria de forma lúdica e criativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,72 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPiagetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFiguras de Linguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetraspt_BR
Título: dc.titleHQ APRENDER + Uma breve história sobre a teoria piagetianapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Letras - Língua Portuguesapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons