HQ PROJETANDO AUSUBEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Alessandra Labelle Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Carlos Augusto Paes de-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Kelly de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Lucas Wilkerson Franco-
Autor(es): dc.contributor.authorCANAVIEIRA, Luiza de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Sônia Maria Pinto-
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, Válery Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Welliton Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-30T17:29:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-30T17:29:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHQ PROJETANDO AUSUBELpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585436-
Resumo: dc.description.abstractA história em quadrinhos ou somente HQ’s é uma forma de arte muito apreciada pelo público infanto-juvenil, além de ser um formato de tecnologia educacional que surgiu como gênero textual em 1895. Logo, algo extremamente inovador para a época, pois há o uso de linguagem verbal e não verbal tornando-se atrativa não somente para o público infanto-juvenil, mas para a idade adulta também. Em Projetando Ausubel vocês poderão acompanhar a turma recém-saída do Ensino Fundamental Joana, Margô, Irineu, Pedro, Bruna, Martina e a Lena com o seu professor de Geografia durante a aula de projeções cartográficas. Na qual, o professor embasado na teoria de aprendizagem de David Ausubel, tenta despertar os subsunçores dos alunos que o possuem e descobrir quem são os que ele irá ter que fazer o uso de organizadores prévios para haver a aprendizagem de um novo conhecimento de forma significativa. É possível observar o quanto a sala de aula pode ser diversa, tendo em vista que cada aprendiz possui uma estrutura cognitiva diferente podendo ou não ter os subsunçores necessários para aprender novos assuntos. Se isto não acontece, o professor precisa criar os organizadores prévios para não excluir nenhum aprendiz do processo de ensino-aprendizagem e também fazer uso dos tipos de aprendizagem a representacional, conceitos, proposicional e a obliteradora para que os conhecimentos sejam ancorados de forma significativa. Acompanhe-nos nesse processo de aprendizagem de projeções cartográficas!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,97 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAusubelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Título: dc.titleHQ PROJETANDO AUSUBELpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons