Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Adrianne Cristine Saraiva Santos dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Andreza Luana Sousa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Christiane do Socorro Ramos dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAETANO, Larissa Carneiro Coutinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, Jocemar Felipe de Seixas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-30T22:49:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-30T22:49:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | HQ METAFORICAMENTE FALANDO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585426 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A história em Quadrinhos (HQ) foi produzida pelos alunos da Disciplina de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, ministrada pela Prof°. Ma. Helena do Socorro Campos Rocha, no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. A tecnologia educacional tem como objetivo trabalhar as inferências teóricas centradas nos estudos de Andragogia, de Malcolm Shepherd Knowles. A criação da História em Quadrinhos “Metaforicamente Falando”, surgiu a partir de seminários criativos desenvolvidos em sala de aula. O texto que foi utilizado para a realização deste trabalho é intitulado Aprendizagem de resultados, de Danielle Torres e de Aurora Silva. A HQ “Metaforicamente Falando” tem como objetivo facilitar a compreensão de Andragogia - Educação para adultos - de futuros professores, além de transparecer de forma didática quais os principais elementos a serem utilizados nesse processo, sendo eles: o Facilitador (educador), Aprendente (aluno), Contrato de formação, Disponibilidade para aprender, Experiência do aprendente, Clima e Atividades da aprendizagem. A história ocorre dentro de uma sala de aula de uma determinada escola com uma professora de Língua Portuguesa (LP) trabalhando o assunto figuras de linguagem, com enfoque em metáfora, e em cada cena expõe-se um elemento sobre o processo do modelo andragógico por Knowles, para facilitar a compreensão do leitor e trazer à luz uma atividade que todas as pessoas tenham acesso e, sobretudo, de fácil entendimento. A revista em quadrinho Metaforicamente Falando é uma facilitadora da aprendizagem, em que visa à materialização de um importante processo de educação para adultos, trabalhada de forma lúdica, onde todos os indivíduos que tenham acesso a essa HQ consigam assimilar o processo de aprendizagem na perspectiva de Knowles. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,86 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Knowles | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Andragogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Figura de Linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | pt_BR |
Título: dc.title | HQ METAFORICAMENTE FALANDO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HQ METAFORICAMENTE FALANDO.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585426/2/HQ METAFORICAMENTE FALANDO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons