HQ METAFORICAMENTE FALANDO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Adrianne Cristine Saraiva Santos dos-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, Andreza Luana Sousa de-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Christiane do Socorro Ramos dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCAETANO, Larissa Carneiro Coutinho-
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, Jocemar Felipe de Seixas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-30T22:49:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-30T22:49:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHQ METAFORICAMENTE FALANDOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585426-
Resumo: dc.description.abstractA história em Quadrinhos (HQ) foi produzida pelos alunos da Disciplina de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, ministrada pela Prof°. Ma. Helena do Socorro Campos Rocha, no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. A tecnologia educacional tem como objetivo trabalhar as inferências teóricas centradas nos estudos de Andragogia, de Malcolm Shepherd Knowles. A criação da História em Quadrinhos “Metaforicamente Falando”, surgiu a partir de seminários criativos desenvolvidos em sala de aula. O texto que foi utilizado para a realização deste trabalho é intitulado Aprendizagem de resultados, de Danielle Torres e de Aurora Silva. A HQ “Metaforicamente Falando” tem como objetivo facilitar a compreensão de Andragogia - Educação para adultos - de futuros professores, além de transparecer de forma didática quais os principais elementos a serem utilizados nesse processo, sendo eles: o Facilitador (educador), Aprendente (aluno), Contrato de formação, Disponibilidade para aprender, Experiência do aprendente, Clima e Atividades da aprendizagem. A história ocorre dentro de uma sala de aula de uma determinada escola com uma professora de Língua Portuguesa (LP) trabalhando o assunto figuras de linguagem, com enfoque em metáfora, e em cada cena expõe-se um elemento sobre o processo do modelo andragógico por Knowles, para facilitar a compreensão do leitor e trazer à luz uma atividade que todas as pessoas tenham acesso e, sobretudo, de fácil entendimento. A revista em quadrinho Metaforicamente Falando é uma facilitadora da aprendizagem, em que visa à materialização de um importante processo de educação para adultos, trabalhada de forma lúdica, onde todos os indivíduos que tenham acesso a essa HQ consigam assimilar o processo de aprendizagem na perspectiva de Knowles.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,86 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKnowlespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAndragogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFigura de Linguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetáforapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetraspt_BR
Título: dc.titleHQ METAFORICAMENTE FALANDOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Letras - Língua Portuguesapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons