Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FAVACHO, Aelielma Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, David dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEGAS, Evellyn Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Jamilly de Fátima Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, Maria Mônica Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Simone Santos dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-30T22:05:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-30T22:05:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | HQ AUSUBEL E SUAS APRENDIZAGENS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585424 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A História em Quadrinhos (HQ) foi produzida pelos discentes do curso de Letras-Língua Portuguesa, por meio da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, ministrada pela Prof.ª Helena Rocha é apresentada como produto final de avaliação da disciplina. Esta HQ aborda a teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvida pelo Psicólogo da Educação David Paul Ausubel, a qual será aplicada na escola de Ensino Médio Pedro A. Pedroso, e o cenário utilizado é a sala de aula, onde diariamente são enfrentadas diversas situações, tanto pelo professor quanto pelos alunos. No mais, quando se trata de aprendizagem, algumas medidas devem ser tomadas pelos professores, como criar planejamentos e elaborar atividades para sanar as dificuldades dos alunos. Sendo assim, o intuito desta HQ é explanar o conceito e os processos da Aprendizagem Significativa, tais como: o que são e para que servem os Subsunçores; os Organizadores Prévios e sua função, bem como a Aprendizagem Mecânica e sua característica. Ademais, essa HQ tem como principal objetivo tornar o ensino de redação por meio da prática constante, uma tarefa menos complicada para o aluno, colaborando assim, para o desempenho e o aprendizado do referido sujeito. Com base nos estudos de Ausubel, esta HQ visa proporcionar ao aluno um entendimento prático e preciso acerca do conteúdo que está sendo abordado, narrando uma situação vivenciada pela professora Elienai, na ministração de sua disciplina de Língua Portuguesa, onde os alunos não dispõem de alguns conhecimentos para desenvolver um bom texto. A partir disso, inicia, então, o estudo dos Subsunçores, o que são e o que fazer quando eles não existem na estrutura cognitiva dos indivíduos. Acreditamos que um recurso didático, é algo muito importante para a elaboração ou planejamento de uma aula. Assim sendo, a utilização de Tecnologias Educacionais surge como ferramentas potenciais e estimuladoras de ensino, visto que os métodos usados são voltados para criatividade e ludicidade, o que consequentemente, tornará o aluno um ser mais reflexivo e criativo na construção do seu conhecimento. Portanto, este trabalho se insere na perspectiva de somar positivamente como um instrumento relevante para a construção do conhecimento, divulgando e esclarecendo as diferentes formas de aprender, segundo a visão ausubeliana. Além disso, essa ferramenta busca potencializar os trabalhos e pesquisas dos futuros professores em formação e profissionais da educação em serviço. Este é o nosso trabalho. Essa é a nossa proposta. Aproveitem! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,87 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ausubel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | HQ AUSUBEL E SUAS APRENDIZAGENS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HQ AUSUBEL E SUAS APRENDIZAGENS.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585424/2/HQ AUSUBEL E SUAS APRENDIZAGENS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons