Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Bianca Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Adrielly Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Vinícius Marinho da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, Geovana Tays da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Leonardo Anderson do Espírito Santo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-30T18:43:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-30T18:43:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | HQ EXPLORANDO OS NIVEIS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585421 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A História em Quadrinhos (HQ) produzida pelos discentes do curso de Geografia, por meio da disciplina de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, orientada pela Profª. Helena Rocha, é apresentada como produto de avaliação da disciplina. A HQ trata da teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem elaborada pelo Psicólogo Lev Vygotsky, tendo como base na sala de aula, através do ensino de um conteúdo muito importante na Geografia: os biomas brasileiros, mais especificamente a Caatinga. O principal objetivo desta HQ é mostrar como uma aula prática sobre biomas pode ensinar sobre os problemas sociais e que não somente o docente tem a capacidade de ensinar, mas também de aprender com os alunos e o meio. A finalidade da história em quadrinhos com base na teoria de Vygotsky, centraliza-se em mostrar as relações entre aprendizagem e desenvolvimento que são aspectos muito importantes, pois para ele o desenvolvimento é promovido pela aprendizagem, e a interação entre meio e indivíduo que é essencial nesse processo, portanto, por meio da pesquisa de campo foi possível haver interação. Portanto, o trabalho apresentado será uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, para os novos discentes. Servindo de exemplo para o ensino de qualquer matéria de modo mais prático de ser compreendido. Além disso, apresentamos um meio eficaz de estudo de disciplinas como a Geografia, para seja ensina sem a imagem tradicional de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Título: dc.title | HQ EXPLORANDO OS NIVEIS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HQ EXPLORANDO OS NIVEIS DE APRENDIZAGEM.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585421/2/HQ EXPLORANDO OS NIVEIS DE APRENDIZAGEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons