Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Daniel de Guarçoni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Moura, Paulo Rogerio Garcez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Ana Raquel Santos de Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-29T13:14:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-29T13:14:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de Química por meio de modelo de aula tradicional tem refletido na falta de interesse dos alunos do século XXI. Há a necessidade de quebra de paradigmas e procura por metodologias ativas que promovam a mobilização de saberes em situações problemáticas cotidianas da sala de aula. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a eficiência qualitativa da articulação das metodologias da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e da Atividade Experimental Problematizada (AEP) na aprendizagem e interesse dos discentes pelo Ensino de Química. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Vitória/ES. O processo investigativo de natureza qualitativa representa uma pesquisa-ação realizada pelo professor pesquisador. O diálogo com a fundamentação teórica que norteou a pesquisa perpassou pela metodologia da ABRP articulada à AEP e pelo contexto do sódio apoiado no enfoque Ciênica-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). As análises apontaram perspectivas animadoras para o pluralismo estratégico proposto na intervenção didático-pedagógica, tornando-a uma eficiente articulação para promover uma aprendizagem de qualidade e despertar o interessante dos discentes. A articulação proposta no contexto remoto decorrente da pandemia Covid-19 mostrou-se eficiente na motivação em aprender sobre a Ciência Química. A formação do pensamento, atitudes críticas, postura ativa, responsabilidade por suas aprendizagens, trabalho colaborativo, autonomia, criatividade, capacidades argumentativas, tomada de decisão articuladas e contextualizadas, habilidades inerentes às metodologias investigativas aqui articuladas, foram identificadas e promovidas. Somando-se a isso, foi desenvolvido um Produto Educacional na forma de Guia Didático para livre reprodução, adaptação e utilização didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1568 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de quimica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação CTSA | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à atividade experimental problematizada: um guia didático para o ensino de química no contexto CTSA do sódio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons