Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à atividade experimental problematizada: um guia didático para o ensino de química no contexto CTSA do sódio

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Daniel de Guarçoni-
Autor(es): dc.contributor.authorde Moura, Paulo Rogerio Garcez-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Ana Raquel Santos de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-29T13:14:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-29T13:14:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585394-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino de Química por meio de modelo de aula tradicional tem refletido na falta de interesse dos alunos do século XXI. Há a necessidade de quebra de paradigmas e procura por metodologias ativas que promovam a mobilização de saberes em situações problemáticas cotidianas da sala de aula. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a eficiência qualitativa da articulação das metodologias da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e da Atividade Experimental Problematizada (AEP) na aprendizagem e interesse dos discentes pelo Ensino de Química. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Vitória/ES. O processo investigativo de natureza qualitativa representa uma pesquisa-ação realizada pelo professor pesquisador. O diálogo com a fundamentação teórica que norteou a pesquisa perpassou pela metodologia da ABRP articulada à AEP e pelo contexto do sódio apoiado no enfoque Ciênica-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). As análises apontaram perspectivas animadoras para o pluralismo estratégico proposto na intervenção didático-pedagógica, tornando-a uma eficiente articulação para promover uma aprendizagem de qualidade e despertar o interessante dos discentes. A articulação proposta no contexto remoto decorrente da pandemia Covid-19 mostrou-se eficiente na motivação em aprender sobre a Ciência Química. A formação do pensamento, atitudes críticas, postura ativa, responsabilidade por suas aprendizagens, trabalho colaborativo, autonomia, criatividade, capacidades argumentativas, tomada de decisão articuladas e contextualizadas, habilidades inerentes às metodologias investigativas aqui articuladas, foram identificadas e promovidas. Somando-se a isso, foi desenvolvido um Produto Educacional na forma de Guia Didático para livre reprodução, adaptação e utilização didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1568pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de quimicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPBLpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação CTSApt_BR
Título: dc.titleAprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à atividade experimental problematizada: um guia didático para o ensino de química no contexto CTSA do sódiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


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