Funções nitrogenandas na abordagem sobre "drogas": ensino de química e aprendizagem significativa (as)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCaus, Jussanã Luzia Venturin-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Araceli Verónica Flores Nardy-
Autor(es): dc.contributor.authorde Moura, Paulo Rogerio Garcez-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Joselito Nardy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-29T13:04:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-29T13:04:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-16-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585387-
Resumo: dc.description.abstractO uso de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública e as estatísticas demonstram que a cada ano mais pessoas se tornam usuárias e dependentes. O início do uso geralmente ocorre na adolescência, sendo assim a abordagem deste tema na escola se mostra de extrema importância. Apoiada na teoria da Aprendizagem Significativa (AS) e com o objetivo de abordar as funções orgânicas nitrogenadas de maneira contextualizada, neste trabalho foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre a temática “drogas”, cotejando a proposição dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), no formato de uma pesquisa-ação. Esta foi aplicada em turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ary Parreiras”, Cariacica - ES, formadas por cerca de 120 alunos no período de Julho a Outubro de 2019. A SD teve aulas teóricas, aula experimental, exibição de documentário, confecção de material de divulgação e apresentação de seminários. A coleta de dados se deu através de questionários e diário de bordo, cujos resultados foram tratados através da Análise Fenomenológica (AF). Diante dos resultados obtidos percebemos que a SD favoreceu o ensino das funções orgânicas nitrogenadas, demonstrando que a aprendizagem de Química é mais significativa quando se apoia no contexto social, tornando os alunos capazes de emitir opinião, avaliar custos e benefícios e tomar decisões mais acertivas. Um guia didático foi produzido a partir dessa dissertação a fim de contribuir para o Ensino de Química com a abordagem do tema drogas em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent46373pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de química orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequencia didáticapt_BR
Título: dc.titleFunções nitrogenandas na abordagem sobre "drogas": ensino de química e aprendizagem significativa (as)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons