Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Caus, Jussanã Luzia Venturin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Araceli Verónica Flores Nardy | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Moura, Paulo Rogerio Garcez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Joselito Nardy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-29T13:04:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-29T13:04:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585387 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública e as estatísticas demonstram que a cada ano mais pessoas se tornam usuárias e dependentes. O início do uso geralmente ocorre na adolescência, sendo assim a abordagem deste tema na escola se mostra de extrema importância. Apoiada na teoria da Aprendizagem Significativa (AS) e com o objetivo de abordar as funções orgânicas nitrogenadas de maneira contextualizada, neste trabalho foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre a temática “drogas”, cotejando a proposição dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), no formato de uma pesquisa-ação. Esta foi aplicada em turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ary Parreiras”, Cariacica - ES, formadas por cerca de 120 alunos no período de Julho a Outubro de 2019. A SD teve aulas teóricas, aula experimental, exibição de documentário, confecção de material de divulgação e apresentação de seminários. A coleta de dados se deu através de questionários e diário de bordo, cujos resultados foram tratados através da Análise Fenomenológica (AF). Diante dos resultados obtidos percebemos que a SD favoreceu o ensino das funções orgânicas nitrogenadas, demonstrando que a aprendizagem de Química é mais significativa quando se apoia no contexto social, tornando os alunos capazes de emitir opinião, avaliar custos e benefícios e tomar decisões mais acertivas. Um guia didático foi produzido a partir dessa dissertação a fim de contribuir para o Ensino de Química com a abordagem do tema drogas em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 46373 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequencia didática | pt_BR |
Título: dc.title | Funções nitrogenandas na abordagem sobre "drogas": ensino de química e aprendizagem significativa (as) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons