Química via hand lab

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPeterle, Bianca Rodrigues Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Ernesto Correia-
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Paulo Rogerio Garcez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-29T12:43:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-29T12:43:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585385-
Resumo: dc.description.abstractDiante dos recursos disponíveis nos ambientes virtuais (modelos e simulações), fazse necessário orientar o aprendizado dos conteúdos da Química a cada nova experiência vivenciada/executada, sob mediação de professores especializados em ambas as instâncias. O aplicativo Hand Lab, desenvolvido ao longo da presente pesquisa, congrega práticas experimentais fenomenológicas que utilizam produtos do cotidiano em uma abordagem acessível, mas fundamentada, buscando alcançar a cognição referente ao aprendizado químico impregnado na concepção dos eventos apresentados. Tais experimentos são seguidos por sistematizações que se valem de habilidades interpretativas semelhantes àquelas depreendidas no decorrer da execução da prática digital. Para promover a aproximação do usuário com o software, todos os distratores configuram-se justificados, ressignificando a análise do fenômeno observado (analisado). Trata-se de experiência pedagógica validada com pares, da qual se depreende que o perfil dos usuários dos domínios virtuais se reestrutura sempre que novos letramentos são demandados. Os indicadores quantitativos obtidos na condução da pesquisa dão visibilidade a essa percepção, dos professores que dela participaram 100% afirmaram que fariam uso de aplicativos como metodologia na condução de seus ensinamentos, 89% alegaram que utilizariam o experimento virtual testado no âmbito de uma sala de aula, da mesma forma que afirmaram que os exercícios, apresentados no aplicativo, atendem as competências pretendidas. Na validação com os alunos, 100% afirmaram que as questões que integram o aplicativo são contextualizadas e se valem de comandos claros, e 94% alegaram que tais questões estimularam a interpretação do conteúdo. Referente aos gabaritos que justificam os distratores, 90% dos alunos concordaram que tais explicações ajudaram na compreensão do conteúdo abordado. Como desdobramento da presente pesquisa, outros instrumentais surgiram ao largo de sua trajetória, como o guia analógico intitulado “Interfaces Pedagógicas: Ensinando Química através do aplicativo Hand Lab” e um e-book intitulado “Química via Hand Lab”, com perspectiva ampliadora, com o propósito de oportunizar que potenciais interessados no tema possam vivenciar reflexões análogas e experiências produtivas, tais como as obtidas pela condutora do trabalhopt_BR
Tamanho: dc.format.extent10903pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectaplicativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpraticas experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsistematizaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímicapt_BR
Título: dc.titleQuímica via hand labpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
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