Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Costa, Karoliny Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Roberto Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-29T12:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-29T12:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585384 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Investigação sobre a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada Em Projetos (PBL) para promover Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) no ensino de Química Orgânica. A prática foi subsidiada pela construção de um projeto de produção de textos com temáticas variadas para edição de uma revista digital, fundamentado utilizando PBL. Os sujeitos foram 22 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública de tempo integral do município de Vila Velha - ES. Os dados foram coletados por meio de observações, diário de campo do professor/pesquisador, questionários, entrevistas do tipo grupo focal e produções dos alunos. Os resultados da pesquisa apontam que, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, permitindo que os mesmos atribuíssem significado ao mesmo. Foi produzido um Guia Didático com orientações para um projeto baseado na abordagem PBL. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8264 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de quimica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Como idealizar um projeto segundo a metodologia da PBL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons