Estudo de modelo científico usando uma sequência didática baseado em atividade investigativa em uma turma de química do 1º ano do ensino médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPROFQUI UESB - JEQUIEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, HIARRHUANCLES-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, JOELIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-23T00:56:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-23T00:56:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MODELO CIENTÍFICO USANDO ATIVIDADE INVESTIGATIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585163-
Resumo: dc.description.abstractO ensino da química voltado apenas na transmissão de informações, sem que haja uma contextualização e envolvimento maior por parte dos estudantes, dificulta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que apenas decorar fórmulas e teorias não são suficientes para que ocorra uma aprendizagem efetiva. Diversos autores apresentam como proposta de ensino o modelo construtivista, onde o aluno é protagonista do seu desenvolvimento. Sendo assim, esse trabalho buscou proporcionar uma atividade de cunho investigativo, para uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola particular, fazendo com que o aluno pudesse vivenciar, de maneira simples, como a ciência é feita. A atividade contou com aplicação de uma sequência didática usando o conteúdo de modelo científico, onde os discentes tiveram que propor modelos, com forma e características, para um objeto escolhido pelo professor, sendo o nível de informações sobre o objeto disponibilizando em etapas. Os resultados analisados estão representados de forma quali-quantitativa, levando em consideração o nível de informações que os alunos apresentaram para seus modelos e a interação em grupo na discussão na criação do modelo em conjunto. Diante dos resultados obtidos, pode-se notar que o ensino por investigação contribui de maneira satisfatória no envolvimento dos estudantes durante o processo de construção do conhecimento, não fornecendo as respostas prontas, mas mostrando o caminho que os alunos podem trilhar na busca do aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent586 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividade investigativa, alfabetização científica, modelos científicos, ensino de química.pt_BR
Título: dc.titleEstudo de modelo científico usando uma sequência didática baseado em atividade investigativa em uma turma de química do 1º ano do ensino médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLIC. QUÍMICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons