Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PROFQUI UESB - JEQUIE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, HIARRHUANCLES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, JOELIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-23T00:56:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-23T00:56:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MODELO CIENTÍFICO USANDO ATIVIDADE INVESTIGATIVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585163 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da química voltado apenas na transmissão de informações, sem que haja uma contextualização e envolvimento maior por parte dos estudantes, dificulta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que apenas decorar fórmulas e teorias não são suficientes para que ocorra uma aprendizagem efetiva. Diversos autores apresentam como proposta de ensino o modelo construtivista, onde o aluno é protagonista do seu desenvolvimento. Sendo assim, esse trabalho buscou proporcionar uma atividade de cunho investigativo, para uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola particular, fazendo com que o aluno pudesse vivenciar, de maneira simples, como a ciência é feita. A atividade contou com aplicação de uma sequência didática usando o conteúdo de modelo científico, onde os discentes tiveram que propor modelos, com forma e características, para um objeto escolhido pelo professor, sendo o nível de informações sobre o objeto disponibilizando em etapas. Os resultados analisados estão representados de forma quali-quantitativa, levando em consideração o nível de informações que os alunos apresentaram para seus modelos e a interação em grupo na discussão na criação do modelo em conjunto. Diante dos resultados obtidos, pode-se notar que o ensino por investigação contribui de maneira satisfatória no envolvimento dos estudantes durante o processo de construção do conhecimento, não fornecendo as respostas prontas, mas mostrando o caminho que os alunos podem trilhar na busca do aprendizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 586 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade investigativa, alfabetização científica, modelos científicos, ensino de química. | pt_BR |
Título: dc.title | Estudo de modelo científico usando uma sequência didática baseado em atividade investigativa em uma turma de química do 1º ano do ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LIC. QUÍMICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons