Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARRETO FILHO, Alexandre de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Aryanne Jardim | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Jamilly de Jesus Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, José Rafael dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIRA, Mirinha Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, Nívia Cristo de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-22T13:50:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-22T13:50:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | HQ OPERAÇÃO SEMEC BELÉM uma tarde de incríveis descobertas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A História em Quadrinhos (HQ) foi produzida pel@s alun@s da Disciplina Prática Educativa I, ministrada pela Professora. Helena Rocha, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no semestre 2018/1, como produto final da Disciplina. Com base no Relatório de Pesquisa intitulado "Organização e Estrutura da Educação no município de Belém, foi elaborada uma revista em quadrinhos, de caráter informativo e didático acerca do Sistema Educacional desse município. A utilização de uma Tecnologia Educacional na perspectiva de um protótipo materializado em uma HQ, baseia-se nos pressupostos de Berbel (2011) como forma de desenvolver o processo de aprender a ser professor, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática pedagógica, em diferentes contextos mediadas pela pesquisa aplicada e dando retorno à escola de Educação Básica por meio de projetos de intervenção. Acreditamos que um recurso didático, com o potencial de uma revista em quadrinhos, por ser uma ferramenta de fácil compreensão, é capaz de atingir futuros professores e profissionais a conhecer melhor a estrutura e o sistema educacional. Uma HQ reúne recursos que se tornam um repositório iconográfico de um contexto, sem a necessidade de um aparato tecnológico dispendioso para seu acesso. O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) faz referência explícita ao uso de HQ´s na sala de aula. A Hipótese de que o uso de Tecnologias Educacionais dá conta de arregimentar uma interlocução entre os saberes científicos transformando-os em saberes de ensino, foi confirmada na medida em que o uso do protótipo da HQ, enquanto mediador semiótico e portador de signos e interpretantes, promove no intérprete/aluno a promoção da aprendizagem, muito embora a Tecnologia Educacional por si só não seja portadora de todo o conhecimento. Portanto, este trabalho se insere na perspectiva de somar aos muitos trabalhos existentes para divulgar a organização e estrutura da Educação no município de Belém, potencializando-se como ferramenta de pesquisa a professores em formação e profissionais da Educação em serviço. Temos, ainda, o intuito de expor os dados e resultados da pesquisa de campo feita neste município, objetivando a descrição da Estrutura Educacional que é formada pela Secretaria de Educação (SEMEC), pelo Conselho (CME) e pelo Plano (PME). Pensar em uma HQ que incorporasse uma linguagem funcionando como veículo de transmissão de elementos significativos para a formação de professores no IFPA campus Belém e do exercício de bens simbólicos representativos da cultura local é uma tarefa que ainda demanda muita experimentação. Essa é a nossa proposta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,47 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diário de Bordo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Belém | pt_BR |
Título: dc.title | HQ OPERAÇÃO SEMEC BELÉM uma tarde de incríveis descobertas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática Educativa I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HQ OPERAÇÃO SEMEC BELÉM uma tarde de incríveis descobertas.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585146/2/HQ OPERAÇÃO SEMEC BELÉM uma tarde de incríveis descobertas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons