
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Julierme Antônio dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-11T19:04:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-11T19:04:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE HISTÓRIA MOBILIZADOS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584878 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa trata sobre os saberes docentes do professor de história mobilizados no cotidiano da sala de aula. Teve como objetivo analisar como professores de história mobilizam os saberes da formação nas experiências de ensino. Objetivou-se especificamente desenvolver uma discussão teórica sobre os saberes docentes do professor de história; identificar e analisar as concepções de "saber docente" e de "saber da experiência" do professor de história do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio; analisar como estes se expressam no cotidiano da sala de aula; e elaborar um caderno didático para subsidiar a prática docente de professores de história. A pesquisa foi desenvolvida a partir da questão: como professores de história mobilizam os saberes da formação e da experiência para mediar a relação entre ensino e aprendizagem em turmas do ensino fundamental e/ou ensino médio? Com apoio nos estudos de Tardif e Lessard (1991); Tardif (2000, 2014); Freire (1995, 2005, 2014); Monteiro (2001, 2019), foram recolhidos e analisados dados coletados das falas de dezesseis professores de história do ensino fundamental e ensino médio, todos com formação em história, vinculados à rede estadual de Pernambuco. A coleta foi realizada a partir de questionário. Nossos resultados apontam que os professores estão preocupados em romper com a história memorialista, em rever os conteúdos que lecionam, as metodologias utilizadas e em proporcionar aos estudantes aprendizagem dos conteúdos da história atribuindo-lhes sentido, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais elaborada. Mobilizam o saber da formação – ciência da educação e da pedagogia – para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos. Enquanto os saberes da experiência são mobilizados com acepção de prática quando passam um filme, trabalham uma imagem ou uma música, e com acepção afetiva, quando procuram conhecer a realidade dos estudantes, quando desenvolvem um espaço de diálogo ou exercitam a tolerância. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola, currículo e ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor de história | pt_BR |
| Título: dc.title | SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE HISTÓRIA MOBILIZADOS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - Julierme Antônio dos Santos - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 2,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584878/1/DISSERTAÇÃO - Julierme Antônio dos Santos - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
| PRODUTO PEDAGÓGICO - Julierme Antônio dos Santos.pdf | Produto de Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 3,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584878/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Julierme Antônio dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: