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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROMARIO DA SILVA SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-10T21:07:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-10T21:07:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Romário da Silva Santos - Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584846 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado a partir da prática etnográfica junto aos grupos gestores geek localizados na cidade de Horizonte/CE, sendo estudado dentro da bibliografia necessária a uma análise dos fatos obtidos em campo, buscando-se compreender os impactos e os desdobramentos da construção de ambientes de sociabilidades profícuos para a disseminação da cultura juvenil geek. Os vínculos de parceria e amizade, assim como os conflitos, se apresentam nas diferentes esferas vivenciadas pela juventude e redefinem seu modo de pensar e ver o mundo na manifestação de uma emoção coletiva. O ser geek é capaz de agrupar jovens pertencentes as mais diversas culturas juvenis em momentos específicos de compartilhamento das emoções, sendo capazes de realizar trabalhos em conjunto na elaboração dos eventos Hora-Con e Horizon Geek, voltados para o mesmo público. Organizações estas que não ocorrem de forma pacífica e são alvos de disputas entre os envolvidos, sejam eles jovens ou pertencentes a outras faixas etárias. Propomos, assim, pensar essas práticas e grupos como espaços de aprendizagem coletiva e socialização de saberes e culturas grupais. A construção de saberes, neste contexto, relaciona-se de forma conflituosa com a cultura escolar, estabelecendo fronteiras entre as áreas do conhecimento e vida em sociedade. A Sociologia aparece, ainda que de forma tímida, como elemento capaz de despertar as disposições necessárias ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, visto que seu propósito para o ensino médio condiz com os ajustamentos encontrados entre os grupos geek pesquisados | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,95MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CULTURA GEEK; SOCIABILIDADES; PROTAGONISMO JUVENIL; ENSINO MÉDIO; ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Título: dc.title | CULTURA GEEK E CONSTRUÇÃO DE REDES DE SOCIABILIDADE E SABERES:UM ESTUDO SOBRE PROTAGONISMOS JUVENIS EM HORIZONTE-CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação - Romário da Silva Santos - Final.pdf | 2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584846/2/Dissertação - Romário da Silva Santos - Final.pdfDownload |
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