RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: INOVAÇÃO OU REPRODUÇÃO?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANTONIA MILENA ELMIRO FURTADO CID-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-10T20:43:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-10T20:43:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-12-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO FINAL - ANTONIA MILENA (PROFSOCIO) 21 04 2020 (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584844-
Resumo: dc.description.abstractESTA PESQUISA OBJETIVA VERIFICAR COMO AS REPRESENTAÇÕES DE PAPÉIS SOCIAIS, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SÃO COMPREENDIDAS POR JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PERTENCENTES A 10 ESCOLAS PÚBLICAS. A INVESTIGAÇÃO ESTÁ VINCULADA À LINHA DE PESQUISA JUVENTUDE E QUESTÕES CONTEMPOR NEAS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E FOI REALIZADA DURANTE OS ANOS DE 2018 E 2020. A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS, ATRAVÉS DA JUNÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA REALIZEI A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE 56 QUESTIONÁRIOS PARA PRÉ-TESTE E UMA OFICINA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MARIA GUACIRA. NA SEGUNDA ETAPA APLIQUEI 332 QUESTIONÁRIOS EM 10 ESCOLAS PÚBLICAS, DESTACO QUE O QUESTIONÁRIO FOI REFORMULADO APÓS A FASE DE PRÉ-TESTE. A TERCEIRA ETAPA CONTOU COM A REALIZAÇÃO DE DUAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, SENDO UMA COM O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ESCOLA MARIA GUACIRA E OUTRA COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA FRANCISCO BOURDIEU. UTILIZEI COMO REFERÊNCIA TEÓRICA PIERRE BOURDIEU, GUACIRA LOPES LOURO E HELEIETH SAFFIOTI, BUSCANDO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS DIMENSÕES NO AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO AS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM ESTE AMBIENTE. O RESULTADO DA PESQUISA APONTA PARA A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS TEÓRICOS E PEDAGÓGICOS SOBRE A TEMÁTICA DE RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO DOS(AS) DOCENTES, BEM COMO A IMPORT NCIA DE ABORDAR TAIS TEMÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent961KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNERO; JUVENTUDE; EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA; ENSINO MÉDIO.pt_BR
Título: dc.titleRELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: INOVAÇÃO OU REPRODUÇÃO?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons