Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANTONIA MILENA ELMIRO FURTADO CID | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-10T20:43:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-10T20:43:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO FINAL - ANTONIA MILENA (PROFSOCIO) 21 04 2020 (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584844 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ESTA PESQUISA OBJETIVA VERIFICAR COMO AS REPRESENTAÇÕES DE PAPÉIS SOCIAIS, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SÃO COMPREENDIDAS POR JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PERTENCENTES A 10 ESCOLAS PÚBLICAS. A INVESTIGAÇÃO ESTÁ VINCULADA À LINHA DE PESQUISA JUVENTUDE E QUESTÕES CONTEMPOR NEAS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E FOI REALIZADA DURANTE OS ANOS DE 2018 E 2020. A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS, ATRAVÉS DA JUNÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA REALIZEI A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE 56 QUESTIONÁRIOS PARA PRÉ-TESTE E UMA OFICINA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MARIA GUACIRA. NA SEGUNDA ETAPA APLIQUEI 332 QUESTIONÁRIOS EM 10 ESCOLAS PÚBLICAS, DESTACO QUE O QUESTIONÁRIO FOI REFORMULADO APÓS A FASE DE PRÉ-TESTE. A TERCEIRA ETAPA CONTOU COM A REALIZAÇÃO DE DUAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, SENDO UMA COM O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ESCOLA MARIA GUACIRA E OUTRA COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA FRANCISCO BOURDIEU. UTILIZEI COMO REFERÊNCIA TEÓRICA PIERRE BOURDIEU, GUACIRA LOPES LOURO E HELEIETH SAFFIOTI, BUSCANDO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS DIMENSÕES NO AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO AS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM ESTE AMBIENTE. O RESULTADO DA PESQUISA APONTA PARA A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS TEÓRICOS E PEDAGÓGICOS SOBRE A TEMÁTICA DE RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO DOS(AS) DOCENTES, BEM COMO A IMPORT NCIA DE ABORDAR TAIS TEMÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 961KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | RELAÇÕES DE GÊNERO; JUVENTUDE; EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA; ENSINO MÉDIO. | pt_BR |
Título: dc.title | RELAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: INOVAÇÃO OU REPRODUÇÃO? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons