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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Teixeira, Emerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-08T01:36:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-08T01:36:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Mobile Learning com Ficha Catalografica pdf_a licenciado CC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584785 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, percebemos o quanto é onipresente celulares, smartphones, tablets e notebooks no ambiente escolar. Temos então, o desafio de elencar conceitos e abordagens trazidos pelo Mobile Learning que podem potencializar o processo de ensino. O Mobile Learning conceituase na aquisição de conhecimento e de informação dos dispositivos móveis, em qualquer lugar, a qualquer hora, resultando em uma alteração de comportamento. Desta forma, direcionamos a seguinte pergunta diretriz que norteia este trabalho: De que maneira o Mobile Learning pode contribuir na formação do professor de matemática acerca do estudo de funções? Assim, esta dissertação tem como objetivo geral analisar as contribuições do Mobile Learning na formação de professores de Matemática, considerando o conteúdo de funções nas produções científicoacadêmicas (dissertações) publicadas no período de 2014 a 2018, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, como objetivos específicos, propõe-se: (1) identificar as contribuições que a aprendizagem móvel trazem na formação do professor; (2) especificar as contribuições do uso dos dispositivos móveis no processo de ensino das funções; (3) compreender o currículo base comum do ensino médio referente à proposta de funções; (4) investigar as contribuições, bem como as dificuldades encontradas no processo de formação de professores; (5) prospectar a formação docente em relação ao Mobile Learning por meio do produto educacional; e (6) validar o produto educacional por meio do estudo, reflexão e interação com os professores pesquisados. A metodologia utilizada foi o Estado da Arte, que trata de uma investigação no qual o pesquisador propõe discutir e analisar a produção acumulada de certa área do conhecimento. Assim, utilizando as palavras-chave como Mobile Learning, funções, formação de professores, tecnologias móveis e celulares no banco de dados da CAPES, selecionamos oito dissertações que estavam em sinergia com a nossa proposta de pesquisa. Construímos três eixos norteadores que ofereceram embasamento para a análise dos dados, são eles: (1) referenciais teóricos apontados para a aprendizagem móvel na formação docente; (2) práticas pedagógicas sugeridas para aprendizagem móvel e formação docente; e (3) propostas para o aperfeiçoamento envolvendo aprendizagem móvel e formação docente. Como produto, desenvolveu-se um Guia Prático intitulado de Mobile Learning: estudo de funções na formação do professor de matemática, que tem o intuito de roborar a formação docente nesta temática. A apreciação sobre a pertinência e a utilidade deste guia, foi validada pelo método quanti-qualitativo de um questionário aplicado no processo de formação de um grupo de 25 professores. Podemos vislumbrar nas conclusões, práticas e propostas pedagógicas que nos dão discernimento da potencialidade que a aprendizagem móvel oferece. Entre elas estão os aplicativos voltados para o ensino de funções, sequências didáticas, oficinas, utilização de jogos e o uso da programação. Certo da importância desse aparato tecnológico, da facilidade de acesso e da necessidade da formação continuada, o Mobile Learning se apresenta como uma promissora ferramenta na formação docente, podendo auxiliar o professor na inovação de suas aulas e melhorar o desempenho escolar dos alunos nas aulas de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.538 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos Móveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estado da Arte | pt_BR |
Título: dc.title | MOBILE LEARNING: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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