Podcast “O ensino remoto em tempos de pandemia: Uma visão Durkheimniana do assunto"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARRETO FILHO, Alexandre de Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorROZARIO, Claudiene Cruz do-
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Christine do Rosario-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, Gabriel Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Hilma Iracema Gama-
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, Italo Iberno Almeida da-
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Jéssica Lana Farias-
Autor(es): dc.contributor.authorLIRA, Mirinha Mendonça-
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Renata Paloma Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-04T15:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-04T15:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=XIhkiK2YakY&feature=youtu.be-
identificador: dc.identifier.otherPodcast O ensino remoto em tempos de pandemia Uma visão Durkheimniana do assuntopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584636-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional no formato podcast intitulado “O ensino remoto em tempos de pandemia: Uma visão Durkheimniana do assunto” foi produzido com o intuito de ser apresentado na Mostra Virtual de Produtos Educacionais no Ensino Remoto. Este mecanismo de comunicação, foi organizado e construído por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológica e alunas de Pedagogia do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém, sendo produto educacional da disciplina de Compreensão e Função Social da Escola, ministrada pela Docente Helena Rocha. Neste contexto, o podcast objetivou informar aos ouvintes acerca dos impactos da pandemia sobre a educação nos contextos global, nacional e local, explicitando reflexões acerca da escola e sociedade utilizando como embasamento as ideias de Émile Durkheim. Desse modo, buscou-se informar sobre as características biológicas do vírus causador do “novo coronavirus”, bem como delimitar o histórico da progressão do contágio desde o início até o momento atual. Neste sentido, foi realizada a contextualização da pandemia com a escola, já que devido a pandemia as instituições de educação tiveram as atividades presenciais encerradas e, por isso, foi aplicada as reflexões embasadas por Émile Durkheim acerca da escola, professor e sociedade. Com a análise crítica exposta, espera-se que os ouvintes possam refletir sobre as dificuldades enfrentadas tanto por professores, tanto por alunos, haja vista que vários fatores afligem estes dois conjuntos de atuantes no âmbito educacional. Em suma, o podcast possuiu a finalidade de conscientizar acerca da pandemia e seus efeitos sobre a educação, bem como instigar a reflexão dos ouvintes acerca das dificuldades geradas pela utilização do ensino remoto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent132 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remotopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉmile Durkheimpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Social da Escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19pt_BR
Título: dc.titlePodcast “O ensino remoto em tempos de pandemia: Uma visão Durkheimniana do assunto"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCompreensão da Função Social da Escolapt_BR
Aparece nas coleções:Áudios


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons