Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Análise Combinatória no Ensino Fundamental II.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thayná-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Luiza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T17:26:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T17:26:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherManual didático para professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584599-
Resumo: dc.description.abstractEste manual traz consigo propostas de atividades para o ensino de análise combinatória no Ensino Fundamental II. Ele é composto de três questões, denominadas: Criando Emojis, Trabalhando com os números e Atividade do Minecraft. O material foi desenvolvido ao longo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integra parte da dissertação “O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA”.A concepção deste produto surgiu a partir de uma avaliação diagnóstica onde se observou que os alunos não estão totalmente preparados no que tange ao raciocínio combinatório. Muitos dos estudantes buscam a ferramenta multiplicativa como solução imediata das atividades apresentadas. Não utilizam o diagrama de árvores como artifício de resolução e não se velem do uso de tabelas para auxiliá-los. Além disso, muitos estudantes apresentam dificuldade de interpretação e compreensão do que está sendo proposto. Com base nisso, tais atividades foram criadas. O intuito é construir o raciocínio combinatório ao longo do Ensino Fundamental como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de contribuir com a formação totalitária do estudante, garantindo-lhe um desenvolvimento que extrapola a simples resolução de contas. Vale ressaltar que este trabalho trata-se de uma proposta didática. Portanto, pode ser interpretado como um guia que oferece três atividades sugestivas para busca de novos mecanismos para o ensino de análise combinatória no Ensino Fundamental II, podendo ser adaptado à realidade em que será aplicado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatória. Educação Matemática. Materiais Manipuláveis.pt_BR
Título: dc.titleUma Proposta Pedagógica para o Ensino de Análise Combinatória no Ensino Fundamental II.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental IIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons