Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Thayná | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Luiza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T17:26:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T17:26:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual didático para professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584599 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual traz consigo propostas de atividades para o ensino de análise combinatória no Ensino Fundamental II. Ele é composto de três questões, denominadas: Criando Emojis, Trabalhando com os números e Atividade do Minecraft. O material foi desenvolvido ao longo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integra parte da dissertação “O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA”.A concepção deste produto surgiu a partir de uma avaliação diagnóstica onde se observou que os alunos não estão totalmente preparados no que tange ao raciocínio combinatório. Muitos dos estudantes buscam a ferramenta multiplicativa como solução imediata das atividades apresentadas. Não utilizam o diagrama de árvores como artifício de resolução e não se velem do uso de tabelas para auxiliá-los. Além disso, muitos estudantes apresentam dificuldade de interpretação e compreensão do que está sendo proposto. Com base nisso, tais atividades foram criadas. O intuito é construir o raciocínio combinatório ao longo do Ensino Fundamental como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de contribuir com a formação totalitária do estudante, garantindo-lhe um desenvolvimento que extrapola a simples resolução de contas. Vale ressaltar que este trabalho trata-se de uma proposta didática. Portanto, pode ser interpretado como um guia que oferece três atividades sugestivas para busca de novos mecanismos para o ensino de análise combinatória no Ensino Fundamental II, podendo ser adaptado à realidade em que será aplicado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória. Educação Matemática. Materiais Manipuláveis. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Análise Combinatória no Ensino Fundamental II. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental II | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Manual Didático para professores.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584599/2/Manual Didático para professores.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons