Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Fábio Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:59:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T14:59:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584593 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de Reforma do Ensino Médio, do Governo Federal, no ano de 2016, teve como justificativa seus resultados insatisfatórios para esta etapa da Educação Básica. Fazendo emergir a necessidade de discussão da matriz de seus argumentos, para as alterações profundas que propôs para o Ensino Médio com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 13.415/2017, bem como, da reestruturação, reorganização e formatação curricular e pedagógica e de seus objetivos, a partir da Base Nacional Comum Curricular e seus impactos para a continuidade e consolidação da Sociologia no Ensino Médio. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. As fontes documentais foram a Lei 13.415/2017 e a BNCC confrontados com diversas versões da LDB9394/96 e outras fontes documentais oficiais que estruturam as bases e diretrizes da educação básica brasileira (leis, decretos, portarias, diretrizes, guias oficiais), produzidos entre 1996 a 2019. A análise documental articula-se aos conceitos sociológicos de habitus, campo, violência simbólica e arbitrário cultural em Bourdieu, para a interpretação da mesma. Resultados: Identificamos o campo educacional e escolar como um campo estruturado e estruturante, de reprodução de um arbitrário cultural dominante, naturalizado, no qual a Sociologia disputa e habita em constante fragilidade, sendo importante estabelecer e garantir sua continuidade, nesta reconfiguração que põe em risco sua continuidade. Sendo esta inclusive uma porta de possibilidade para o desvelamento do arbitrário cultural dominante, possibilitando, se não a mudança social, a explicitação desse arbitrário como violência simbólica. Conclusão: As motivações para a Reforma do Ensino Médio encarnam para além interesses epistemológicos, pedagógicos e educacionais, interesses econômicos e de reprodução social. Sendo importante garantir a força e significação da disciplina de Sociologia no campo escolar e educacional nesta nova configuração, garantindo a efetividade de seus objetos, sua identidade e singularidade como disciplina, campo e método de conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,87 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Componente Curricular/Disciplina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integração Curricular | pt_BR |
Título: dc.title | O lugar da Sociologia no novo Ensino Médio: os impactos da BNCC para o ensino, currículo e integração curricular | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNIVASF,FABIO GUIMARAES CAMPOS, DISSERTAÇAO.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584593/2/UNIVASF,FABIO GUIMARAES CAMPOS, DISSERTAÇAO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons