O lugar da Sociologia no novo Ensino Médio: os impactos da BNCC para o ensino, currículo e integração curricular

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Francisco / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Fábio Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T14:59:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T14:59:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584593-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de Reforma do Ensino Médio, do Governo Federal, no ano de 2016, teve como justificativa seus resultados insatisfatórios para esta etapa da Educação Básica. Fazendo emergir a necessidade de discussão da matriz de seus argumentos, para as alterações profundas que propôs para o Ensino Médio com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 13.415/2017, bem como, da reestruturação, reorganização e formatação curricular e pedagógica e de seus objetivos, a partir da Base Nacional Comum Curricular e seus impactos para a continuidade e consolidação da Sociologia no Ensino Médio. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. As fontes documentais foram a Lei 13.415/2017 e a BNCC confrontados com diversas versões da LDB9394/96 e outras fontes documentais oficiais que estruturam as bases e diretrizes da educação básica brasileira (leis, decretos, portarias, diretrizes, guias oficiais), produzidos entre 1996 a 2019. A análise documental articula-se aos conceitos sociológicos de habitus, campo, violência simbólica e arbitrário cultural em Bourdieu, para a interpretação da mesma. Resultados: Identificamos o campo educacional e escolar como um campo estruturado e estruturante, de reprodução de um arbitrário cultural dominante, naturalizado, no qual a Sociologia disputa e habita em constante fragilidade, sendo importante estabelecer e garantir sua continuidade, nesta reconfiguração que põe em risco sua continuidade. Sendo esta inclusive uma porta de possibilidade para o desvelamento do arbitrário cultural dominante, possibilitando, se não a mudança social, a explicitação desse arbitrário como violência simbólica. Conclusão: As motivações para a Reforma do Ensino Médio encarnam para além interesses epistemológicos, pedagógicos e educacionais, interesses econômicos e de reprodução social. Sendo importante garantir a força e significação da disciplina de Sociologia no campo escolar e educacional nesta nova configuração, garantindo a efetividade de seus objetos, sua identidade e singularidade como disciplina, campo e método de conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComponente Curricular/Disciplinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração Curricularpt_BR
Título: dc.titleO lugar da Sociologia no novo Ensino Médio: os impactos da BNCC para o ensino, currículo e integração curricularpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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