Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Raphaella Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T17:33:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T17:33:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584549 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar, a partir das experiências narradas, os significados sobre ser jovem, ser estudante e as relações entre esses significados e as experiências com a disciplina Sociologia. Tendo como problemas desta pesquisa: Quais significados sobre ser jovem são construídos pelos estudantes de Ensino Médio? Como os significados sobre ser jovem dialogam com a vivência como estudante? E ainda, como a disciplina Sociologia se relaciona com as experiências narradas sobre ser jovem e ser estudante? Trata-se de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e o percurso metodológico foi traçado a partir dos pressupostos da Investigação Narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a Entrevista Narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER,2002). O conteúdo das entrevistas foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Ao abordar os significados que os colaboradores atribuíram ao ser jovem predominaram: a transição para a vida adulta; juventude como uma etapa privilegiada de aprendizagem e aquisição de responsabilidades ligadas ao exercício da sexualidade e a vida reprodutiva, ao trabalho e ao ser estudante. Nesse contexto, os significados que os jovens atribuem à disciplina Sociologia aparecem estritamente relacionados aos significados construídos sobre ser um jovem estudante de Ensino Médio, sobretudo a partir das demandas que os jovens colaboradores dessa pesquisa trouxeram de que a estruturação da disciplina possa se comunicar com as questões vivenciadas por eles, que perpassem suas experiências juvenis. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 863 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Título: dc.title | EXPERIÊNCIAS NARRADAS: relações entre ser jovem estudante e as experiências com a disciplina sociologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Raphaella - ProfSocio.pdf | 863.32 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584549/2/Dissertação Raphaella - ProfSocio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons