Percepções docentes sobre o Movimento Escola Sem Partido e o debate 'Doutrinação Ideológica" em relação à disciplina e à docência de Sociologia

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sayara Francielle Camara Pimentel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T14:55:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T14:55:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584540-
Resumo: dc.description.abstractO objeto de estudo neste trabalho foi a disciplina e a docência de Sociologia no contexto do Movimento Escola Sem Partido e do debate “doutrinação ideológica”. Neste sentido, tivemos por objetivo analisar a percepção de docentes de Sociologia do Ensino Médio sobre o movimento e o referido debate. Para o desenvolvimento da pesquisa, que é de natureza qualitativa e quantitativa, articulamos estudo bibliográfico, análise documental e questionário, visando, respectivamente, investigar o Movimento Escola Sem Partido;caracterizar a compreensão dos docentes sobre o movimento e o debate “doutrinação ideológica” em relação à disciplina e à docência de Sociologia; e investigar as limitações que o movimento e o referido debate provocam na docência. Possibilitaram teórica e metodologicamente as análises o Ciclo de Políticas elaborado por Stephen Ball, que foi abordado, entre outras literaturas sobre políticas educacionais, a partir de Ball e Mainardes (2011); as teorias críticas do currículo com base em Moreira e Tadeu (2013) e Lopes (2015); as significações ideológicas baseadas em autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais, considerando o livro elaborado por Žižek (2013) sobre ideologia; e o compêndio elaborado por Frigotto (2017) sobre o Movimento Escola Sem Partido. Empregamos a técnica de Análise de Conteúdo nos documentos e pronunciamentos do movimento, e também na análise das respostas dos docentes ao questionário eletrônico, elaborado no Google Forms. As análises evidenciaram que os docentes caracterizam o Movimento Escola Sem Partido como de extrema direita, que tem em sua base discursiva o conservadorismo, a censura e a opressão. As percepções docentes sobre o movimento evidenciaram-se em quatro subcategorias, as quais revelaram que para os pesquisados: 1) O movimento interfere dificultando e comprometendo o ensino de Sociologia; 2) O movimento impõe a Lei da Mordaça sobre os docentes de Sociologia; 3) O movimento é contra os princípios epistemológicos de Estranhamento e Desnaturalização, e deturpa os fundamentos teóricos da Sociologia; e 4) O movimento provoca nos estudantes pouca receptividade em relação à disciplina de Sociologia. Em relação à “doutrinação ideológica” os docentes indicaram que a expressão remete à imposição, condicionamento, transmissão, dominação e congêneres; e os mesmos confluem, em suas percepções, que o debate intitulado “doutrinação ideológica”, promovido pelo Movimento Escola Sem Partido, intenciona neutralizar e prejudicar tanto a disciplina quanto os docentes de Sociologia, ferindo, deste modo, a liberdade de cátedra e a gestão democrática no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,73 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDoutrinação ideológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Escola Sem Partidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titlePercepções docentes sobre o Movimento Escola Sem Partido e o debate 'Doutrinação Ideológica" em relação à disciplina e à docência de Sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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