Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sayara Francielle Camara Pimentel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T14:55:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T14:55:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584540 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto de estudo neste trabalho foi a disciplina e a docência de Sociologia no contexto do Movimento Escola Sem Partido e do debate “doutrinação ideológica”. Neste sentido, tivemos por objetivo analisar a percepção de docentes de Sociologia do Ensino Médio sobre o movimento e o referido debate. Para o desenvolvimento da pesquisa, que é de natureza qualitativa e quantitativa, articulamos estudo bibliográfico, análise documental e questionário, visando, respectivamente, investigar o Movimento Escola Sem Partido;caracterizar a compreensão dos docentes sobre o movimento e o debate “doutrinação ideológica” em relação à disciplina e à docência de Sociologia; e investigar as limitações que o movimento e o referido debate provocam na docência. Possibilitaram teórica e metodologicamente as análises o Ciclo de Políticas elaborado por Stephen Ball, que foi abordado, entre outras literaturas sobre políticas educacionais, a partir de Ball e Mainardes (2011); as teorias críticas do currículo com base em Moreira e Tadeu (2013) e Lopes (2015); as significações ideológicas baseadas em autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais, considerando o livro elaborado por Žižek (2013) sobre ideologia; e o compêndio elaborado por Frigotto (2017) sobre o Movimento Escola Sem Partido. Empregamos a técnica de Análise de Conteúdo nos documentos e pronunciamentos do movimento, e também na análise das respostas dos docentes ao questionário eletrônico, elaborado no Google Forms. As análises evidenciaram que os docentes caracterizam o Movimento Escola Sem Partido como de extrema direita, que tem em sua base discursiva o conservadorismo, a censura e a opressão. As percepções docentes sobre o movimento evidenciaram-se em quatro subcategorias, as quais revelaram que para os pesquisados: 1) O movimento interfere dificultando e comprometendo o ensino de Sociologia; 2) O movimento impõe a Lei da Mordaça sobre os docentes de Sociologia; 3) O movimento é contra os princípios epistemológicos de Estranhamento e Desnaturalização, e deturpa os fundamentos teóricos da Sociologia; e 4) O movimento provoca nos estudantes pouca receptividade em relação à disciplina de Sociologia. Em relação à “doutrinação ideológica” os docentes indicaram que a expressão remete à imposição, condicionamento, transmissão, dominação e congêneres; e os mesmos confluem, em suas percepções, que o debate intitulado “doutrinação ideológica”, promovido pelo Movimento Escola Sem Partido, intenciona neutralizar e prejudicar tanto a disciplina quanto os docentes de Sociologia, ferindo, deste modo, a liberdade de cátedra e a gestão democrática no ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,73 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Doutrinação ideológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Escola Sem Partido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Percepções docentes sobre o Movimento Escola Sem Partido e o debate 'Doutrinação Ideológica" em relação à disciplina e à docência de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons