Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Marco André Cernev | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T13:01:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T13:01:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584529 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho realizou o registro e sistematização de uma estratégia metodológica aplicada na disciplina de Sociologia no primeiro ano do Ensino Médio Público Estadual no município de Londrina. O texto inicia com uma contextualização da formação e da carreira docente, posteriormente são apresentadas as considerações iniciais sobre a intervenção didática acerca da aplicação do conceito de poder simbólico de Pierre Bourdieu, que gerou um primeiro instrumento de análise e foi utilizado durante os anos de 2002 a 2010. Trata-se de análise, interpretação e sistematização de um caminho metodológico percorrido no ensino de Sociologia na Educação Básica, que serviu para reorganizar um conceito e que a partir de sua apresentação inicial junto ao público de estudantes, gerou uma esquematização. Como parte dos resultados, é apresentado um manual de aplicação da estratégia metodológica; são apontadas proximidades entre o objetivo proposto e a orientação da legislação sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio; são registradas, de forma intencional, as possibilidades de encaminhamento da atividade, a proximidade da presente estratégia com a metodologia da Sala de Aula Invertida, principalmente em relação às atividades realizadas fora da sala, o que poderá ser ampliado com a disponibilização de materiais, de forma prévia, da próxima aplicação da estratégia. Também questiona de que forma a metodologia executada pode limitar a apreensão de conceitos e mais ainda, de que forma poderia ampliar essa apreensão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 909 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poder Simbólico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Aula Invertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia na Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégia Metodológica: aplicação do conceito de Poder Simbólico de Pierre Bourdieu no ensino médio público em Londrina- PR (2019) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEL - MARCO ANDRÉ C. ROSA - TCC.pdf | 909,22 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584529/2/UEL - MARCO ANDRÉ C. ROSA - TCC.pdfDownload | |
MARCO ANDRÉ - termo de concessão.pdf | 382,54 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584529/3/MARCO ANDRÉ - termo de concessão.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons