Estratégia Metodológica: aplicação do conceito de Poder Simbólico de Pierre Bourdieu no ensino médio público em Londrina- PR (2019)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Marco André Cernev-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T13:01:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T13:01:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584529-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho realizou o registro e sistematização de uma estratégia metodológica aplicada na disciplina de Sociologia no primeiro ano do Ensino Médio Público Estadual no município de Londrina. O texto inicia com uma contextualização da formação e da carreira docente, posteriormente são apresentadas as considerações iniciais sobre a intervenção didática acerca da aplicação do conceito de poder simbólico de Pierre Bourdieu, que gerou um primeiro instrumento de análise e foi utilizado durante os anos de 2002 a 2010. Trata-se de análise, interpretação e sistematização de um caminho metodológico percorrido no ensino de Sociologia na Educação Básica, que serviu para reorganizar um conceito e que a partir de sua apresentação inicial junto ao público de estudantes, gerou uma esquematização. Como parte dos resultados, é apresentado um manual de aplicação da estratégia metodológica; são apontadas proximidades entre o objetivo proposto e a orientação da legislação sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio; são registradas, de forma intencional, as possibilidades de encaminhamento da atividade, a proximidade da presente estratégia com a metodologia da Sala de Aula Invertida, principalmente em relação às atividades realizadas fora da sala, o que poderá ser ampliado com a disponibilização de materiais, de forma prévia, da próxima aplicação da estratégia. Também questiona de que forma a metodologia executada pode limitar a apreensão de conceitos e mais ainda, de que forma poderia ampliar essa apreensão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent909 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoder Simbólicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia na Educação Básicapt_BR
Título: dc.titleEstratégia Metodológica: aplicação do conceito de Poder Simbólico de Pierre Bourdieu no ensino médio público em Londrina- PR (2019)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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