Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Galdino, Luciana Vasques Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T12:49:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T12:49:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584527 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os conhecimentos da Área de Sociologia podem contribuir para uma perspectiva de Educação que contemple a Diversidade e os Direitos Humanos. Visando desenvolver um debate sobre o tema, este estudo traz reflexões de como estão sendo percebidas e experienciadas por docentes que ministram a disciplina de Sociologia nas Escolas Públicas, as questões ligadas à diversidade. Contamos com o referencial teórico de Freire (1979, 1976, 1983, 1996, 1997, 2000, 2002) e Bernard Charlot (2000, 2005, 2010, 2014). Os sujeitos da Pesquisa são 78 professores de 53 cidades de 11 diferentes estados do Brasil. Para coleta de dados usamos questionários aplicados a professores de Sociologia com questões objetivas e abertas no sentido de compreender os saberes e fazeres docentes. Intencionamos compreender como trabalham as questões da diversidade na escola e as contribuições do Ensino de Sociologia para as questões da Diversidade na Escola Pública. Verificou-se que 95% dos professores de Sociologia presenciaram situações de discriminação e preconceito no ambiente escolar, 68% relataram enfrentar dificuldades no ambiente escolar para tratar as questões da diversidade. Referente às Contribuições do Ensino de Sociologia para as questões da diversidade na Escola, as consideradas mais relevantes foram que o Ensino de Sociologia, por seus instrumentos conceituais e analíticos colaboram para construção do pensamento reflexivo e crítico dos alunos acerca dos temas sobre Diversidade na Escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições do ensino de Sociologia para as questões da diversidade na escola pública | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEL - LUCIANA V. L. GALDINO - Dissertação.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584527/2/UEL - LUCIANA V. L. GALDINO - Dissertação.pdfDownload | |
LUCIANA - termo de concessão.docx | 42,94 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/584527/3/LUCIANA - termo de concessão.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons