ABORDANDO A POLUIÇÃO HÍDRICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGS-
Autor(es): dc.contributor.authorBrida, Lisiane de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorCampo, Leandra Franciscato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-23T16:31:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-23T16:31:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1RUuG3XmCORnySo-iK7Rp4djl8gdZz8bF/view?usp=sharing-
identificador: dc.identifier.other01aLISIANE DE BRIDA LIMA-Produto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583961-
Resumo: dc.description.abstractA razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade de trabalhar conceitos de educação ambiental, relacionados a conceitos químicos de forma mais próxima da realidade dos estudantes e de explorar o assunto água como um recurso natural limitado e que requer grande atenção em seu manejo consciente. As discussões acerca do tema foram estruturadas na dinâmica de três momentos pedagógicos: num primeiro momento uma visita técnica à companhia municipal de saneamento, especificamente à estação de tratamento de efluentes (ETA); num segundo momento seus desdobramentos com discussões em aula das limitações das ETA com diversas formas de contaminação hídrica, abordando alguns tipos de contaminantes emergentes e interligando assim conceitos químicos a estes contaminantes e produtos utilizados no tratamento; num terceiro momento a elaboração de cartazes com propostas para divulgação de fontes de poluição hídrica e manejos conscientes que evitem contaminação e desperdício de águas. Os resultados indicam que a aplicação desta sequência didática estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto ambiental.-
Tamanho: dc.format.extent458 kB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição Hídrica-
Palavras-chave: dc.subjectContaminantes emergentes-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleABORDANDO A POLUIÇÃO HÍDRICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePROFQUI-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto de dissertação-
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons