Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brida, Lisiane de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campo, Leandra Franciscato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-23T16:31:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-23T16:31:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1RUuG3XmCORnySo-iK7Rp4djl8gdZz8bF/view?usp=sharing | - |
identificador: dc.identifier.other | 01aLISIANE DE BRIDA LIMA-Produto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A razão do desenvolvimento da atividade centra-se na necessidade de trabalhar conceitos de educação ambiental, relacionados a conceitos químicos de forma mais próxima da realidade dos estudantes e de explorar o assunto água como um recurso natural limitado e que requer grande atenção em seu manejo consciente. As discussões acerca do tema foram estruturadas na dinâmica de três momentos pedagógicos: num primeiro momento uma visita técnica à companhia municipal de saneamento, especificamente à estação de tratamento de efluentes (ETA); num segundo momento seus desdobramentos com discussões em aula das limitações das ETA com diversas formas de contaminação hídrica, abordando alguns tipos de contaminantes emergentes e interligando assim conceitos químicos a estes contaminantes e produtos utilizados no tratamento; num terceiro momento a elaboração de cartazes com propostas para divulgação de fontes de poluição hídrica e manejos conscientes que evitem contaminação e desperdício de águas. Os resultados indicam que a aplicação desta sequência didática estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto ambiental. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 458 kB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição Hídrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contaminantes emergentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Título: dc.title | ABORDANDO A POLUIÇÃO HÍDRICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto de dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
01aLISIANE DE BRIDA LIMA-Produto.pdf | 447,38 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583961/2/01aLISIANE DE BRIDA LIMA-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons