Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rossetto, Gislaine Penha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gregório, José Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raupp, Daniele Trajano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-23T15:07:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-23T15:07:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1_p2yUfkad_ROAzrowKsNjNzOhsLKe6n_/view?usp=sharing | - |
identificador: dc.identifier.other | 10aGISLAINE PENHA ROSSETTO-Produto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa apresentada nesse trabalho se constituiu em três principais etapas: análise dos documentos da escola e entrevista com os professores focando em questões ambientais; construção de uma unidade temática com abordagem ambiental; aplicação da Unidade Temática e investigação a partir dos dados coletados. Os dados oriundos da coleta de dados durante a aplicação do produto educacional foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem da temática poluição atmosférica e pela metodologia de ensino utilizada nesta pesquisa, propiciando a discussão e reflexão de aspectos ambientais que são poucos considerados na sala de aula. Através das atividades propostas e dos momentos de discussão os alunos puderam identificar e refletir sobre as causas e consequências da poluição atmosférica e a responsabilidade que temos de preservar o meio ambiente. A unidade temática construída através desse trabalho tem foco na poluição atmosférica e na sua relação direta com os conteúdos de química, viabilizando dar ao aluno uma motivação maior para a aprendizagem. Além de estabelecer intrínseca relação entre o conteúdo químico e o contexto do aluno, as atividades propostas podem ser realizadas com materiais de fácil disponibilidade e com foco em estratégias pedagógicas para promoção do aprendizado ativo, visando um maior engajamento dos alunos. A operacionalização das atividades foi realizada colocando o aluno numa postura investigativa e responsável pela própria construção do seu conhecimento. O produto educacional consiste numa Unidade Temática com o tema “Poluição: um inimigo invisível”. Os dados oriundos da coleta de dados durante a aplicação do produto educacional foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem da temática poluição atmosférica e pela metodologia de ensino utilizada nesta pesquisa, propiciando a discussão e reflexão de aspectos ambientais que são poucos considerados na sala de aula. Através das atividades propostas e dos momentos de discussão os alunos puderam identificar e refletir sobre as causas e consequências da poluição atmosférica e a responsabilidade que temos de preservar o meio ambiente. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem temática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Título: dc.title | UNIDADE TEMÁTICA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto de dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
10aGISLAINE PENHA ROSSETTO-Produto.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583960/3/10aGISLAINE PENHA ROSSETTO-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons