UNIDADE TEMÁTICA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGS-
Autor(es): dc.contributor.authorRossetto, Gislaine Penha-
Autor(es): dc.contributor.authorGregório, José Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorRaupp, Daniele Trajano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-23T15:07:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-23T15:07:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1_p2yUfkad_ROAzrowKsNjNzOhsLKe6n_/view?usp=sharing-
identificador: dc.identifier.other10aGISLAINE PENHA ROSSETTO-Produto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583960-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa apresentada nesse trabalho se constituiu em três principais etapas: análise dos documentos da escola e entrevista com os professores focando em questões ambientais; construção de uma unidade temática com abordagem ambiental; aplicação da Unidade Temática e investigação a partir dos dados coletados. Os dados oriundos da coleta de dados durante a aplicação do produto educacional foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem da temática poluição atmosférica e pela metodologia de ensino utilizada nesta pesquisa, propiciando a discussão e reflexão de aspectos ambientais que são poucos considerados na sala de aula. Através das atividades propostas e dos momentos de discussão os alunos puderam identificar e refletir sobre as causas e consequências da poluição atmosférica e a responsabilidade que temos de preservar o meio ambiente. A unidade temática construída através desse trabalho tem foco na poluição atmosférica e na sua relação direta com os conteúdos de química, viabilizando dar ao aluno uma motivação maior para a aprendizagem. Além de estabelecer intrínseca relação entre o conteúdo químico e o contexto do aluno, as atividades propostas podem ser realizadas com materiais de fácil disponibilidade e com foco em estratégias pedagógicas para promoção do aprendizado ativo, visando um maior engajamento dos alunos. A operacionalização das atividades foi realizada colocando o aluno numa postura investigativa e responsável pela própria construção do seu conhecimento. O produto educacional consiste numa Unidade Temática com o tema “Poluição: um inimigo invisível”. Os dados oriundos da coleta de dados durante a aplicação do produto educacional foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem da temática poluição atmosférica e pela metodologia de ensino utilizada nesta pesquisa, propiciando a discussão e reflexão de aspectos ambientais que são poucos considerados na sala de aula. Através das atividades propostas e dos momentos de discussão os alunos puderam identificar e refletir sobre as causas e consequências da poluição atmosférica e a responsabilidade que temos de preservar o meio ambiente.-
Tamanho: dc.format.extent2 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem temática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Título: dc.titleUNIDADE TEMÁTICA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePROFQUI-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto de dissertação-
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons