Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Michelon, Raquel Darelli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Valer, Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-16T16:05:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-16T16:05:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583637 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No processo de ensino-aprendizagem da educação profissional, a partir de uma visão politécnica, ressalta-se a indissociabilidade do binômio teoria-prática por meio de dois aspectos basilares: o do trabalho como princípio educativo e o da pesquisa com princípio pedagógico. Nessa perspectiva, inserido no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de Dissertação, este produto educacional, Unidade didática, teve por objetivo apresentar, no decorrer de uma pesquisa-ação, ações didático-pedagógicas para a ampliação dos conhecimentos linguísticos dos estudantes trabalhadores. Isso se deu por meio atividades de leitura, escrita, escuta e oralidade organizadas em diferentes sequências didáticas, as quais envolveram diversos gêneros discursivo-textuais de distintos campos de atuação social. Constitui-se em uma proposta interdisciplinar, cujo conteúdo temático se relaciona aos principais conceitos teóricos e práticas que subjazem à elaboração de um produto gastronômico. Os resultados da aplicação da intervenção apontam que os estudantes ampliaram suas habilidades linguísticas e compreenderam as relações estabelecidas entre teoria e prática como elementos indissociáveis no processo de aprendizagem. Conclui-se apontando a relevância da instituição escolar como a principal agência de mediação por meio da qual ações de interação bem planejadas possam contribuir para o desenvolvimento de atividades mentais superiores nos estudantes trabalhadores, as quais se materializam por meio de gêneros discursivo-textuais complexos, possibilitando-lhes as condições ao acesso-permanência-sucesso e progressão ao mundo do trabalho e aos estudos. ISBN 978-65-88663-26-4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade didática como produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto temático interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa como língua materna | - |
Título: dc.title | UNIDADE DIDÁTICA: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAQUEL 3 COM ISBN.pdf | 865,7 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583637/5/RAQUEL 3 COM ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons