UNIDADE DIDÁTICA: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMichelon, Raquel Darelli-
Autor(es): dc.contributor.authorValer, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-16T16:05:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-16T16:05:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583637-
Resumo: dc.description.abstractNo processo de ensino-aprendizagem da educação profissional, a partir de uma visão politécnica, ressalta-se a indissociabilidade do binômio teoria-prática por meio de dois aspectos basilares: o do trabalho como princípio educativo e o da pesquisa com princípio pedagógico. Nessa perspectiva, inserido no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de Dissertação, este produto educacional, Unidade didática, teve por objetivo apresentar, no decorrer de uma pesquisa-ação, ações didático-pedagógicas para a ampliação dos conhecimentos linguísticos dos estudantes trabalhadores. Isso se deu por meio atividades de leitura, escrita, escuta e oralidade organizadas em diferentes sequências didáticas, as quais envolveram diversos gêneros discursivo-textuais de distintos campos de atuação social. Constitui-se em uma proposta interdisciplinar, cujo conteúdo temático se relaciona aos principais conceitos teóricos e práticas que subjazem à elaboração de um produto gastronômico. Os resultados da aplicação da intervenção apontam que os estudantes ampliaram suas habilidades linguísticas e compreenderam as relações estabelecidas entre teoria e prática como elementos indissociáveis no processo de aprendizagem. Conclui-se apontando a relevância da instituição escolar como a principal agência de mediação por meio da qual ações de interação bem planejadas possam contribuir para o desenvolvimento de atividades mentais superiores nos estudantes trabalhadores, as quais se materializam por meio de gêneros discursivo-textuais complexos, possibilitando-lhes as condições ao acesso-permanência-sucesso e progressão ao mundo do trabalho e aos estudos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade didática como produto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto temático interdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa como língua maternapt_BR
Título: dc.titleUNIDADE DIDÁTICA: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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