Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Michelon, Raquel Darelli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Valer, Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-16T15:58:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-16T15:58:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583636 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No processo de ensino-aprendizagem da educação profissional a partir de uma visão politécnica ressalta-se a indissociabilidade do binômio teoria-prática por meio de dois aspectos basilares: o do trabalho como princípio educativo e o da pesquisa como princípio pedagógico. Inserido no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de Dissertação, o objetivo deste produto educacional, Oficina, é o de compartilhar com os profissionais da educação do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, onde ocorreu a pesquisa-ação, uma unidade didática como proposta de aplicação interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional para o desenvolvimento de habilidades linguísticas que ampliem o letramento materno dos sujeitos estudantes. Ressalta-se a importância da construção das ações de letramento materno em uma perspectiva trans e interdisciplinar, pela leitura e escrita de diferentes gêneros discursivo-textuais os quais tenham como conteúdo temático aspectos teóricos e práticos que atravessem as práticas pedagógicas de diferentes Unidades Curriculares do Curso Técnico Subsequente em Confeitaria. Assim, essas práticas de letramento de diferentes campos de atuação social acionam atividades mentais superiores, como a meta-consciência, relacionadas à elaboração de produtos gastronômicos da área da confeitaria, enfatizando os princípios ciência, tecnologia, trabalho e cultura propostos para a educação profissional com foco no desenvolvimento do sujeito integral. Nesse sentido, aponta-se a relevância da instituição escolar como a principal agência de mediação para o desenvolvimento nos estudantes trabalhadores dessas habilidades complexas relacionadas ao binômio teoria-prática, as quais possibilitam a esses sujeitos o acesso-permanência-sucesso e a progressão ao mundo do trabalho e aos estudos. ISBN 978-65-88663-27-1 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina como produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento em Língua Portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação integral. | - |
Título: dc.title | OFICINA AOS AGENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM O USO DE GÊNEROS DISCURSIVO-TEXTUAIS NA EPT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAQUEL 2 COM ISBN.pdf | 354,02 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583636/5/RAQUEL 2 COM ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons