INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA CIRÚRGICA PELO DISCENTE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, AGENOR-
Autor(es): dc.contributor.authorAUSTRILINO, LENILDA-
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, MÉRCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-10T23:05:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-10T23:05:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-29-
identificador: dc.identifier.otherINSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA CIRÚRGICA PELO DISCENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583234-
Resumo: dc.description.abstractAs relações de ensino-aprendizagem são tão antigas quanto a própria humanidade; não são restritas à sala de aula, nem a universidade é o único lugar onde a educação acontece. O discente se depara com dificuldades no campo de trabalho e como ele vai poder agir na sua vida profissional. Com o intuito de minimizar tais dificuldades faz-se necessário a aproximação destes estudantes, com o campo profissional onde irão atuar. O presente produto teve o objetivo: avaliar os estágios no Internato de Medicina em Clínica Cirúrgica nos diversos cenários de prática, identificar as contribuições dos cenários de prática para a formação médica na área de Clínica Cirúrgica e verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nesse estágio. Utilizou-se questionário fechado com escalas de avaliação dos estágios, após adaptações semânticas: Estratégias de Aplicação do Aprendido (EEAA), Estratégia de Aprendizagem (EEA) e de Reação ao Curso (ERC). Os docentes referiram que o instrumento pode ajudar a avaliar a aplicação na prática do que se aprende no estágio, o controle da emoção, carga horária, adequação dos conteúdos teóricos, se há necessidade de investirem capacitações pedagógicas, construir com os discentes o planejamento, atividade prévia em ambiente simulado, manter um canal de comunicação rápido e efetivo entre coordenação do curso e discentes. Manter parcerias com serviços hospitalares que priorizem a qualidade na assistência, com diálogo permanente entre a gestão administrativa da IES e os hospitais conveniados. Estimular a autonomia discente quanto suas atuações nos campos de estágio e na construção de sua aprendizagem. O benefício dessa reflexão quanto ao estágio curricular em clínica cirúrgica, propiciará experiências ampliadas de atuação em cenários de trabalho, melhor adaptação dos estudantes quanto às realidades, o desenvolvimento do senso crítico referente à atuação profissional e a aquisição de autoconfiança profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent298pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInternato medicina, clínica cirúrgica, avaliação.pt_BR
Título: dc.titleINSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA CIRÚRGICA PELO DISCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMEDICINApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCLÍNICA CIRÚRGICApt_BR
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