
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, AGENOR | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | AUSTRILINO, LENILDA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, MÉRCIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-10T23:05:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-10T23:05:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA CIRÚRGICA PELO DISCENTE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583234 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As relações de ensino-aprendizagem são tão antigas quanto a própria humanidade; não são restritas à sala de aula, nem a universidade é o único lugar onde a educação acontece. O discente se depara com dificuldades no campo de trabalho e como ele vai poder agir na sua vida profissional. Com o intuito de minimizar tais dificuldades faz-se necessário a aproximação destes estudantes, com o campo profissional onde irão atuar. O presente produto teve o objetivo: avaliar os estágios no Internato de Medicina em Clínica Cirúrgica nos diversos cenários de prática, identificar as contribuições dos cenários de prática para a formação médica na área de Clínica Cirúrgica e verificar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nesse estágio. Utilizou-se questionário fechado com escalas de avaliação dos estágios, após adaptações semânticas: Estratégias de Aplicação do Aprendido (EEAA), Estratégia de Aprendizagem (EEA) e de Reação ao Curso (ERC). Os docentes referiram que o instrumento pode ajudar a avaliar a aplicação na prática do que se aprende no estágio, o controle da emoção, carga horária, adequação dos conteúdos teóricos, se há necessidade de investirem capacitações pedagógicas, construir com os discentes o planejamento, atividade prévia em ambiente simulado, manter um canal de comunicação rápido e efetivo entre coordenação do curso e discentes. Manter parcerias com serviços hospitalares que priorizem a qualidade na assistência, com diálogo permanente entre a gestão administrativa da IES e os hospitais conveniados. Estimular a autonomia discente quanto suas atuações nos campos de estágio e na construção de sua aprendizagem. O benefício dessa reflexão quanto ao estágio curricular em clínica cirúrgica, propiciará experiências ampliadas de atuação em cenários de trabalho, melhor adaptação dos estudantes quanto às realidades, o desenvolvimento do senso crítico referente à atuação profissional e a aquisição de autoconfiança profissional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 298 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Internato medicina, clínica cirúrgica, avaliação. | pt_BR |
| Título: dc.title | INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA CIRÚRGICA PELO DISCENTE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MEDICINA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CLÍNICA CIRÚRGICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO.pdf | 194,91 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583234/2/INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO INTERNATO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons