{√𝟏√𝟐,√𝟑,...} racional ou irracional?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Isabela A.-
Autor(es): dc.contributor.authorKindel, Dora S.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-22T20:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-22T20:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-25-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático_IsabelaAlcantaradoNacimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582525-
Resumo: dc.description.abstractEsse guia didático é resultante de uma dissertação de Mestrado Profissional na linha de na linha de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Tal dissertação prevê como objetivo apresentar um conjunto de tarefas sobre o número irracional que contribuam para a promoção de discussões a respeito da existência dos números irracionais em sala de aula na Educação Básica. Este material, foi aplicado em um grupo de estudantes do curso de matemática e cada uma das atividades analisadas antes que a segunda fosse aplicada, sofrendo assim adaptações para atender a demanda do grupo. Desta forma, as situações aqui apresentadas apresentam um possível caminho para o estudo dos números irracionais tendo como base aqueles representados na forma de raiz, considerando que os radicandos sejam números naturais. Isto é, √𝑛, n ε 𝛮. A apresentação oferece ao leitor o sabor do contexto sobre como a autora, Isabela Alcantara sob a orientação de Dora Soraia, faz um estudo de caso com alunos da Licenciatura em Matemática de uma Universidade. Para tanto, ao longo do conteúdo buscou-se desenvolver uma abordagem desse conceito no dia a dia de sala de aula, com possíveis sequências de abordagem metodológicas para a prática do professor. As atividades estão divididas em duas seções: Mundo dos Números e Descobrindo buracos nas retas e são compostas de três atividades. Na primeira seção: Atividade 1 -Ouvindo os estudantes; Atividade 2 - Os gregos e os números; Já na segunda seção: Atividade 3 - Números na reta. Outro aspecto a ser considerado é que as atividades foram experimentadas com futuros professores com vistas a serem implementadas no Ensino Básico, que é o que desejamos. Convidamos o leitor a experimentar esta proposta com os seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent804 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática; Números irracionais.pt_BR
Título: dc.title{√𝟏√𝟐,√𝟑,...} racional ou irracional?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEduCIMATpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons