Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Isabela A. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kindel, Dora S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-22T20:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-22T20:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático_IsabelaAlcantaradoNacimento | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse guia didático é resultante de uma dissertação de Mestrado Profissional na linha de na linha de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Tal dissertação prevê como objetivo apresentar um conjunto de tarefas sobre o número irracional que contribuam para a promoção de discussões a respeito da existência dos números irracionais em sala de aula na Educação Básica. Este material, foi aplicado em um grupo de estudantes do curso de matemática e cada uma das atividades analisadas antes que a segunda fosse aplicada, sofrendo assim adaptações para atender a demanda do grupo. Desta forma, as situações aqui apresentadas apresentam um possível caminho para o estudo dos números irracionais tendo como base aqueles representados na forma de raiz, considerando que os radicandos sejam números naturais. Isto é, √𝑛, n ε 𝛮. A apresentação oferece ao leitor o sabor do contexto sobre como a autora, Isabela Alcantara sob a orientação de Dora Soraia, faz um estudo de caso com alunos da Licenciatura em Matemática de uma Universidade. Para tanto, ao longo do conteúdo buscou-se desenvolver uma abordagem desse conceito no dia a dia de sala de aula, com possíveis sequências de abordagem metodológicas para a prática do professor. As atividades estão divididas em duas seções: Mundo dos Números e Descobrindo buracos nas retas e são compostas de três atividades. Na primeira seção: Atividade 1 -Ouvindo os estudantes; Atividade 2 - Os gregos e os números; Já na segunda seção: Atividade 3 - Números na reta. Outro aspecto a ser considerado é que as atividades foram experimentadas com futuros professores com vistas a serem implementadas no Ensino Básico, que é o que desejamos. Convidamos o leitor a experimentar esta proposta com os seus alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 804 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática; Números irracionais. | pt_BR |
Título: dc.title | {√𝟏√𝟐,√𝟑,...} racional ou irracional? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEduCIMAT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia didático_IsabelaAlcantaradoNacimento.pdf | 803,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582525/2/Guia didático_IsabelaAlcantaradoNacimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons