A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDantas, Daniely Nascimento Marreira-
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-19T13:31:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-19T13:31:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-30-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, DANIELY NASCIMENTO MARREIRA DANTAS, 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582186-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia – PROFSOCIO – da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, analisou as relações raciais de uma escola pública central do interior do estado de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso e uma pesquisa-ação nessa escola, onde foi observado a dinâmica escolar e o cotidiano em que esses jovens estão inseridos e como a introjeção e projeção de práticas racistas estão presentes nessas relações. Por meio da observação participante efetuou-se uma coleta e a apropriação dos dados levantados para a compreensão desse processo por meio de ações orientadas. Utilizou-se de um aporte teórico de autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Antonio Sérgio Guimarães, dentre outros, que foram relevantes para a apreensão da questão do racismo e as possíveis intersecções desse fenômeno. Ao longo desse trabalho foram realizadas intervenções pontuais a partir da disciplina de Sociologia, mediante o conteúdo previsto no Currículo Paulista. Esse estudo se demonstrou relevante no sentido de se compreender as dinâmicas sociais no interior dessa escola e o modo como o racismo velado incide nas relações sociais entre negros e não-negros em uma escola majoritariamente composta por estudantes pretos e pardos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Título: dc.titleA construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons