
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Jeferson Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-16T17:46:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-16T17:46:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DA DOXA AO LOGOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DA ESCOLA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582043 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi construído através da problematização da antiga edificação da Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, tombada como patrimônio cultural do município de Joinville-SC, em 2004, e que permaneceu abandonada entre 2006 e 2018. Desta perspectiva, apresentando-se uma proposta metodológica de ensino de História e educação patrimonial que considera os alunos e as alunas da Educação Básica como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo professor, a escola é pensada como um espaço de elaboração do conhecimento histórico e como objeto de estudo a partir do conceito de patrimônio cultural. Propõese um trabalho pedagógico ancorado em processos inerentes ao ensino de História e à construção do pensamento histórico, como a apropriação conceitual, a contextualização do objeto de pesquisa, a análise de fontes históricas na sala de aula e a construção de narrativas históricas pelos estudantes. Este trabalho foi elaborado a partir de uma proposta inicial que resultou no desenvolvimento de um projeto piloto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2018. Partindo da apresentação e reflexão destes processos, buscou-se reforçar a dimensão propositiva do Mestrado em Ensino de História a partir da elaboração de dois materiais didáticos: o diário do estudante e o caderno de diálogos com o professor, que, reconhecendo professores e estudantes como sujeitos, apresentam a proposta metodológica a ser desenvolvida a partir da problematização da escola. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Educação Patrimonial; Patrimônio Escolar; Fontes Históricas; Escola de Educação Básica Professor Germano Timm | pt_BR |
| Título: dc.title | DA DOXA AO LOGOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DA ESCOLA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Jeferson Luiz Freitas.pdf | 20,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582043/2/Dissertação Jeferson Luiz Freitas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons