DA DOXA AO LOGOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Jeferson Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-16T17:46:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-16T17:46:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDA DOXA AO LOGOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DA ESCOLApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582043-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi construído através da problematização da antiga edificação da Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, tombada como patrimônio cultural do município de Joinville-SC, em 2004, e que permaneceu abandonada entre 2006 e 2018. Desta perspectiva, apresentando-se uma proposta metodológica de ensino de História e educação patrimonial que considera os alunos e as alunas da Educação Básica como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo professor, a escola é pensada como um espaço de elaboração do conhecimento histórico e como objeto de estudo a partir do conceito de patrimônio cultural. Propõese um trabalho pedagógico ancorado em processos inerentes ao ensino de História e à construção do pensamento histórico, como a apropriação conceitual, a contextualização do objeto de pesquisa, a análise de fontes históricas na sala de aula e a construção de narrativas históricas pelos estudantes. Este trabalho foi elaborado a partir de uma proposta inicial que resultou no desenvolvimento de um projeto piloto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2018. Partindo da apresentação e reflexão destes processos, buscou-se reforçar a dimensão propositiva do Mestrado em Ensino de História a partir da elaboração de dois materiais didáticos: o diário do estudante e o caderno de diálogos com o professor, que, reconhecendo professores e estudantes como sujeitos, apresentam a proposta metodológica a ser desenvolvida a partir da problematização da escola.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Educação Patrimonial; Patrimônio Escolar; Fontes Históricas; Escola de Educação Básica Professor Germano Timmpt_BR
Título: dc.titleDA DOXA AO LOGOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons