ENTRE AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: PROPOSIÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Tiago Sarmento Franco,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-14T13:39:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-14T13:39:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherENTRE AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: PROPOSIÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581776-
Resumo: dc.description.abstractA tecnologia encontra-se progressivamente no nosso cotidiano e, justamente por isso, se torna de extrema importância que as instituições de ensino possam fazer uso dela como uma interface. Ademais, cabe destaque ao amplo acesso à informação, especialmente, pela web e por inovações tecnológicas, fazendo com que os docentes sejam capazes de repensar e difundir maneiras mais participativas de potencializar o ensino-aprendizagem na disciplina de história. Este estudo objetivou analisar a aplicação do método de Ensino Híbrido no componente curricular de história do ensino médio, a fim de verificar potencialidades e dificuldades. Alguns dos passos desempenhados para alcançar esse objetivo foram compreender as principais demandas e desafios para a educação e ensino de história e sua articulação com as tecnologias digitais da informação e comunicação na contemporaneidade; refletir sobre o método do Ensino Híbrido e como este pode se adequar ao ensino de história; e propor uma sequência didática colaborativa com o método do Ensino Híbrido no ensino de história, na referida unidade escolar, realizando uma análise cognitiva relacionada à sequência didática aplicada. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas em livros e artigos presentes em periódicos e em plataformas virtuais; a pesquisa documental, por meio de consultas aos documentos do Colégio Estadual de Jequié; os planos de curso dos professores de história e diários de bordo dos estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio da referida unidade escolar. Com base na análise de dados, foi possível perceber a potencialidade do Ensino Híbrido aliada às ferramentas cognitivas construídas ao longo da sequência didática, no processo de Ensino aprendizagem de História. Por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que a metodologia do Ensino Híbrido nas aulas de história pode desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de envolver aluno e professor de forma colaborativa, obtendo-se assim, uma educação mais interativa e dinâmica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória; Ensino de História. Ensino Híbrido. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.pt_BR
Título: dc.titleENTRE AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: PROPOSIÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons