
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Tiago Sarmento Franco, | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-14T13:39:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-14T13:39:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENTRE AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: PROPOSIÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉ | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581776 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A tecnologia encontra-se progressivamente no nosso cotidiano e, justamente por isso, se torna de extrema importância que as instituições de ensino possam fazer uso dela como uma interface. Ademais, cabe destaque ao amplo acesso à informação, especialmente, pela web e por inovações tecnológicas, fazendo com que os docentes sejam capazes de repensar e difundir maneiras mais participativas de potencializar o ensino-aprendizagem na disciplina de história. Este estudo objetivou analisar a aplicação do método de Ensino Híbrido no componente curricular de história do ensino médio, a fim de verificar potencialidades e dificuldades. Alguns dos passos desempenhados para alcançar esse objetivo foram compreender as principais demandas e desafios para a educação e ensino de história e sua articulação com as tecnologias digitais da informação e comunicação na contemporaneidade; refletir sobre o método do Ensino Híbrido e como este pode se adequar ao ensino de história; e propor uma sequência didática colaborativa com o método do Ensino Híbrido no ensino de história, na referida unidade escolar, realizando uma análise cognitiva relacionada à sequência didática aplicada. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas em livros e artigos presentes em periódicos e em plataformas virtuais; a pesquisa documental, por meio de consultas aos documentos do Colégio Estadual de Jequié; os planos de curso dos professores de história e diários de bordo dos estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio da referida unidade escolar. Com base na análise de dados, foi possível perceber a potencialidade do Ensino Híbrido aliada às ferramentas cognitivas construídas ao longo da sequência didática, no processo de Ensino aprendizagem de História. Por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que a metodologia do Ensino Híbrido nas aulas de história pode desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de envolver aluno e professor de forma colaborativa, obtendo-se assim, uma educação mais interativa e dinâmica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; Ensino de História. Ensino Híbrido. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENTRE AS TDICS E O ENSINO HÍBRIDO: PROPOSIÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO COMPLETA TIAGO (VERSÃO FINAL) (1).pdf | 9,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581776/2/DISSERTAÇÃO COMPLETA TIAGO (VERSÃO FINAL) (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons