O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA BASEADA NO MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Alexandre Carlos Augusto Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeia de-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-27T10:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-27T10:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-13-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD MATEMÁTICA 69_ALEXANDRE CARLOS AUGUSTO SOUZA NASCIMENTO_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580953-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático apresenta-se como produto educacional, destinado a professores de Matemática e tem por objetivo apresentar uma nova possibilidade para que se trabalhe o ensino de Probabilidade de acordo com a perspectiva da Modelagem Matemática. Neste guia, apresentamos uma atividade realizada com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, na modalidade EJA, sendo a sala de aula o ambiente da realização da atividade. O objetivo é mostrar a importância da aleatoriedade no ensino de Probabilidade e pontuar como essas situações estão presentes, além da importância da compreensão e da leitura adequada do que entendemos por Probabilidade, bem como novas estratégias para a melhoria da prática pedagógica, levando os docentes a se fundamentarem sob novas perspectivas, com base na Modelagem Matemática. Inicialmente, apresentamos a justificativa para se trabalhar esse assunto e, em seguida, é apresentada a proposta de intervenção que foi desenvolvida com os alunos, os relatos da aplicação bem como os resultados obtidos. Esse material é considerado de ampla divulgação e livre acesso e se encontra disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Esperamos que, por meio deste material, professores de Matemática da Educação Básica se sintam motivados a trabalhar o desenvolvimento do raciocínio probabilístico e que desenvolvam suas aulas de forma que seus alunos construam esse conceito de forma autônoma e crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,67MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Probabilidade. 3. Modelagem matemática .pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA BASEADA NO MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons