Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Alexandre Carlos Augusto Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeia de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-27T10:39:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-27T10:39:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD MATEMÁTICA 69_ALEXANDRE CARLOS AUGUSTO SOUZA NASCIMENTO_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580953 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático apresenta-se como produto educacional, destinado a professores de Matemática e tem por objetivo apresentar uma nova possibilidade para que se trabalhe o ensino de Probabilidade de acordo com a perspectiva da Modelagem Matemática. Neste guia, apresentamos uma atividade realizada com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, na modalidade EJA, sendo a sala de aula o ambiente da realização da atividade. O objetivo é mostrar a importância da aleatoriedade no ensino de Probabilidade e pontuar como essas situações estão presentes, além da importância da compreensão e da leitura adequada do que entendemos por Probabilidade, bem como novas estratégias para a melhoria da prática pedagógica, levando os docentes a se fundamentarem sob novas perspectivas, com base na Modelagem Matemática. Inicialmente, apresentamos a justificativa para se trabalhar esse assunto e, em seguida, é apresentada a proposta de intervenção que foi desenvolvida com os alunos, os relatos da aplicação bem como os resultados obtidos. Esse material é considerado de ampla divulgação e livre acesso e se encontra disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Esperamos que, por meio deste material, professores de Matemática da Educação Básica se sintam motivados a trabalhar o desenvolvimento do raciocínio probabilístico e que desenvolvam suas aulas de forma que seus alunos construam esse conceito de forma autônoma e crítica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,67MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Probabilidade. 3. Modelagem matemática . | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA BASEADA NO MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons