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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Fabricio Castilho Nunes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T19:33:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T19:33:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580883 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Historicamente marginalizada, em decorrência da forma da sua inserção na modernidade atlântica e luso-brasileira, a população negra do Brasil tem ensejado então, desde o fim da experiência da escravidão uma notável busca por inclusão social. A questão educacional tem sido um ponto central dentro da sua estratégia de luta por ascensão, inicialmente a luta focou na busca por acesso a esse tipo de serviço, chegando ao ponto culminante, mais recentemente, da exigência de uma revisão pedagógica que garanta maior espaço e reconhecimento às populações negras como parte integrante e importante da construção da sociedade e cultura brasileiras. Tal luta por inclusão e visibilidade se materializou na elaboração da lei 10639 de 2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Atentos a necessidade colocada pela lei e o papel que a história possui na sociedade, procuramos fazer uma crítica do currículo da educação básica, extremamente marcado por uma visão eurocêntrica, excludente e subalternizadora das identidades negras. A partir disso, utilizando o conceito de cultura histórica em Jorn Rüsen, buscamos no diálogo da história escolar com a música, como instrumento didático, maneiras de fomentarmos e visibilizarmos memórias e manifestações culturais negras que permitissem resgatar, valorizar e fortalecer identidades afrodescendentes. Dessa forma, buscamos caminhar ao encontro de uma interculturalidade crítica, contribuindo para a democratização do espaço escolar e da transformação da própria sociedade, muito mais inclusiva, democrática e valorizadora das diferenças. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2493 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | memória e identidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade crítica | pt_BR |
| Título: dc.title | Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Fabricio Castilho Nunes de Andrade - dissertação de mestrado.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/580883/2/Fabricio Castilho Nunes de Andrade - dissertação de mestrado.pdfDownload |
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