Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leonardo, Raphael Neves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo Neto, Waldimir | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Tiago Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-22T02:51:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-22T02:51:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Raph_versãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575787 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho consistiu em analisar e desenvolver uma metodologia para o ensino de isomeria óptica para alunos cegos ou com baixa visão. A pesquisa foi elaborada com alunos da rede federal de ensino. Essa metodologia foi desenvolvida explorando os sentidos da audição e do tato. Optamos por uma pesquisa qualitativa de pesquisa-ação. Nesse projeto a metodologia foi aplicada com alunos videntes e não videntes, apresentando resultados positivos para a aplicação com os dois grupos de alunos. Os resultados apontam que novas pesquisas devem ser desenvolvidas explorando esses sentidos, principalmente a audição, sentido pouco explorado quando se pesquisa sobre a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. A nossa pesquisa também apontou a necessidade de mais trabalhos com alunos deficientes visuais que envolva a Química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.665Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Isomeria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Título: dc.title | Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Visual: Aplicação de uma metodologia utilizando-se recursos multimodais para no ensino de Química Orgânica | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química Geral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Raph_versãoFinal.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575787/2/Raph_versãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons