A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, José-
Autor(es): dc.contributor.authorMalta, Valéria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-21T21:53:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-21T21:53:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
identificador: dc.identifier.otherA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575729-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação traz resultados da aplicação de três Sequências Didáticas (SD), com utilização de metodologias ativas em turmas de uma Escola Pública do Ensino Médio, na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. As SD foram elaboradas após a aplicação e análise de um questionário semi-estrurado sobre as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Química e sobre aulas que utilizavam metodologias ativas. Participaram da pesquisa 110 alunos, sendo 35 do 1º ano, 35 do 2º ano e 40 do 3º ano. A investigação teve como objetivo analisar a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química com alunos do ensino médio em uma escola pública de Alagoas. Os dados foram coletados através da observação da participação de cada aluno no momento da aplicação da SD e por um questionário estruturado aplicado ao final das aulas. A elaboração da SD foi dividida em três etapas, a primeira foi a pesquisa bibliográfica dos tipos de metodologias ativas existentes, na segunda etapa foi buscado os autores que fundamentam o uso de tais metodologias e a terceira etapa foi a construção, aplicação e análise dos resultados da SD. Essas etapas estão descriminadas nos 5 capítulos dessa dissertação. A aplicação da SD ocorreu em 8 aulas no período de outubro a dezembro de 2019, e foi desenvolvida em três turmas: No 1º ano foi aplicado a metodologia da Cultura Maker, onde os alunos construíram estruturas moleculares utilizando massa de modelar e palitos; no 2º ano foi aplicado um jogo didático de tabuleiro construído pelos alunos, utilizando o conteúdo fatores que influenciam a velocidade das reações Química para estruturar o jogo e no 3º ano foi utilizada a metodologia Educomunicação com a construção de fotografias digitalizadas e postadas nas redes sociais sobre a quantificação de carboidratos e lipídeos em alimentos industrializados. O produto final dessa dissertação gerou uma cartilha com as SD que podem servir como mais um instrumento pedagógico para auxiliar em aulas de Química em educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas, Sequência Didática (SD), ensino-aprendizagem, Ensino de Química.pt_BR
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseQUÍMICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
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