A TRAJETÓRIA E OS DESAFIOS DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Nacional de Educação de SUrdos - INESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, J. P. S.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-18T19:43:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-18T19:43:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-01-
identificador: dc.identifier.otherA TRAJETÓRIA E OS DESAFIOS DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575643-
Resumo: dc.description.abstractO debate sobre a inclusão tem sido abordado em todos os níveis sociais. Como consequência, a escola reflete a necessidade de investimento em uma educação inclusiva, que respeite as especificidades de todos os indivíduos. Nessa perspectiva, este estudo refletiu sobre a educação de surdos e a atuação do profissional intérprete tradutor de libras. Para tal reflexão tivemos como objetivos: compreender as propostas pedagógicas inseridas no contexto da história da educação de surdos; analisar o processo de construção da atuação do profissional tradutor intérprete; refletir sobre a educação bilíngue e o papel do profissional tradutor intérprete no atual processo de inclusão educacional. A metodologia utilizada foi a de leitura analítica de bibliografias que abordam o tema. Durante o desenvolvimento deste trabalho monográfico buscou-se mostrar de forma clara e objetiva como os processos pedagógicos ocorreram na educação de surdos e quais as influências que tais processos tiveram até os tempos atuais. Da mesma forma, procurou-se conhecer como se deu o processo de construção da profissão de tradutor intérprete e sua atuação no ambiente escolar, assim como os desafios encontrados por este profissional. Ao fim deste estudo foi possível compreender que as escolas ainda não apresentam experiência histórica no lidar com a profissão de tradutor e intérprete de Libras, que as organizações ainda estão sendo construídas e que a parceria entre os profissionais da escola pode ser um caminho para obter bons resultados no desenvolvimento dos alunos surdos. Enfim, esperamos que este estudo colabore para outras reflexões que possam embasar práticas e empreendimentos de sucesso na educação de surdos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent53 f.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTradutor e intérprete de Libras, educação de surdos, educação inclusivapt_BR
Título: dc.titleA TRAJETÓRIA E OS DESAFIOS DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseBilíngue de Pedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos